Em meio a crise, nova primeira-ministra britânica demite ministro de Finanças
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, em entrevista coletiva na qual anunciou a demissão de seu ministro de Finanças, em 14 de outubro de 2022. — Foto: Daniel Leal via Reuters
Em uma crise de governo pouco mais de um mês após assumir o poder, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, demitiu nesta sexta-feira (14) seu ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng.
Em uma carta antes do anúncio oficial de Truss, Kwarteng confirmou a demissão e anunciou que deixa o cargo, em meio a uma forte onda de críticas por conta de seu plano fiscal que também já colocou em debate a demissão da própria primeira-ministra.
Truss assumiu o governo do Reino Unido em 6 de setembro, após Boris Johnson renunciar ao cargo.
Em pronunciamento nesta manhã, Truss disse que manterá o aumento de taxas mas descartará parte do plano econômico de Kwarteng e mudará sua política fiscal para tentar aplacar as críticas. Ela também disse que os gastos que ela havia anunciado previamente serão aplicados de forma mais lenta, para não assustar o mercado.
Kwarteng anunciou a nova política fiscal em 23 de setembro, que previa uma série de cortes de taxas e impostos para tentar tirar a economia britânica de anos de crescimento estagnado.
Mas a resposta dos mercados ao plano foi tão negativa que o Banco da Inglaterra teve que intervir para evitar que um cenário caótico nos fundos de pensão por conta dos custos de empréstimos e hipotecas, que aumentaram.
Webstories
O que você está lendo é [Em meio a crise, nova primeira-ministra britânica demite ministro de Finanças].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments