Enem 2022: professores dão palpites para o tema da redação

Qual será o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022? Calma, o 💥️g1 não tem dons premonitórios nem espera que os professores de língua portuguesa lancem mão de bolas de cristal. A intenção aqui é apenas pedir palpites aos docentes 💥️para que, com base nas apostas deles, os candidatos possam exercitar a escrita de dissertações nas últimas semanas antes da prova (marcada para 13 de novembro).

A partir dos tópicos que você lerá abaixo, enviados por especialistas, aproveite para:

💥A seguir, veja os palpites de: Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH

Discutir os benefícios e os malefícios do poder exercido pelos influenciadores sobre os jovens brasileiros é um debate possível para a redação do Enem, afirma Thiago Braga.

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

“Nós temos sistemas de transporte sucateados, com veículos lotados e precários, além de passagens caras para o trabalhador. O Brasil ainda está em fase de desenvolvimento no aspecto da mobilidade urbana. Esse é um problema grande das cidades que poderia ser trabalhado, sem dúvida, na redação do Enem”, afirma Thiago Braga.

O candidato pode escrever sobre as dificuldades no deslocamento dos habitantes das metrópoles, os problemas de acesso às regiões periféricas, o incentivo à construção de ciclovias, a necessidade da redução do uso de combustíveis fósseis e a adoção de veículos híbridos/elétricos.

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, em parceria com o Datafolha, 89% dos brasileiros se automedicam. É um dado relevante que pode gerar uma discussão com a cara da redação do Enem, opina Thiago Braga.

O aluno escreveria sobre:

“É uma questão cultural de saúde que pode trazer consequências irreversíveis para o organismo. Portanto, é um assunto importante que deve ser estudado”, diz o docente.

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

Considerando o número absoluto de presos, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial, atrás somente da China e dos Estados Unidos. “É um sistema carcerário pouco eficiente, no sentido de preparar para uma ressocialização, de garantir a segurança e os direitos humanos dos presidiários”, afirma o professor.

“Dois problemas muito comuns, nesse contexto, são as facções criminosas inseridas dentro das prisões e a pouca disponibilidade de oferecimento de educação para os cidadãos que estão presos. É uma discussão pertinente.”

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

💥A seguir, veja os palpites de: Adriana Gonçalves, professora de produção textual e língua portuguesa do colégio Mopi (RJ)

O tema ganhou destaque nos últimos dois anos por causa do fechamento das escolas na pandemia de Covid-19.

Dentro deste grande assunto, o Enem pode cobrar que o aluno escreva sobre:

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

Neste tema, o estudante teria de refletir sobre os prós e contras da adoção do trabalho remoto no Brasil.

“Em decorrência da pandemia, muitos trabalhadores e empresas foram forçados a se adaptar rapidamente ao home office. Embora para muitos tenha sido uma forma de otimizar o tempo, há a ausência de uma legislação que regule as jornadas intermináveis de trabalho [em casa]”, pondera a professora.

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

Segundo Gonçalves, a discussão poderia partir de tópicos como:

💥O g1 te ajuda a se inteirar:

Abaixo, assista a um vídeo para lembrar o que é permitido e o que é proibido de levar nos dias de prova:

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

💥️13 de novembro

O candidato deverá fazer:

💥️20 de novembro

A prova trará:

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Webstories

O que você está lendo é [Enem 2022: professores dão palpites para o tema da redação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...