Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações das candidatas ao governo de PE na 3ª semana de campanha para o 2º turno

Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) durante entrevistas ao g1 — Foto: Reprodução/g1 1 de 3 Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) durante entrevistas ao g1 — Foto: Reprodução/g1

Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) durante entrevistas ao g1 — Foto: Reprodução/g1

As candidatas ao governo de Pernambuco deram continuidade à campanha eleitoral no estado nesta terceira semana do segundo turno. Elas participaram de reuniões com aliados e com suas equipes de campanha, além de sabatinas e entrevistas.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações dadas durante a semana pelas duas candidatas. A ordem segue a da pesquisa Ipec de 11 de outubro, divulgada após o primeiro turno.

Leia as checagens da semana:

 — Foto: g1 2 de 3 — Foto: g1

— Foto: g1

💥️A declaração é #FAKE. Veja por quê: Ao todo, Pernambuco tem 565.364 estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), segundo dados do Censo Escolar. Desses, 132.417 estão na rede estadual; o que equivale a 23,42% do total de alunos. Somando-se todas as redes públicas (municipais, estadual e federal), Pernambuco tem 463.544 estudantes. As escolas estaduais representam apenas 28,56% dos alunos de escola pública.

 — Foto: g1 3 de 3 — Foto: g1

— Foto: g1

💥️#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), não há levantamento que aponte a quantidade de pessoas em áreas de morro em todas as cidades do Grande Recife.

O que há, no entanto, é um censo sobre pessoas em áreas de risco, feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O estudo foi feito com base em dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele aponta que havia, doze anos atrás, mais de 630 mil pessoas vivendo em áreas de risco em 12 das 14 cidades do Grande Recife, que foram analisadas pelo estudo. Somente na capital, eram 206.761 pessoas.

O censo do Cemaden considera áreas de risco localidades sujeitas a danos à integridade física das pessoas, perdas materiais e patrimoniais. Isso inclui não só morros, mas regiões em que pode haver inundações, enxurradas e deslizamentos de terra, por exemplo.

  • Marília Arraes e Raquel Lyra fazem disputa inédita entre duas mulheres

  • Propostas das candidatas: confira o que elas prometem

  • Veja os resultados do primeiro turno em todas as cidades de PE

  • Saiba tudo sobre as eleições no estado

    O que você está lendo é [Veja o que é #FATO ou #FAKE nas declarações das candidatas ao governo de PE na 3ª semana de campanha para o 2º turno].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
  • Wonderful comments

      Login You can publish only after logging in...