Horta orgânica é montada em UPA na Ilha do Governador

Uma horta orgânica montada em uma UPA pediátrica na Ilha do Governador, com plantas medicinais e comestíveis, deu novo sentido ao local. O projeto deu um novo sentido para a sigla do local: de Unidade de Pronto Atendimento para Unidade de Plantio Agroecológico. O jardim da saúde, como é chamado, tem plantas medicinais e comestíveis.

A produção é totalmente orgânica e com variedade de alimentos. O espaço é aberto para a população local desde que começou, há dez meses. São mais de cem espécies plantadas.

“A horta nasceu com o total objetivo de integrar a comunidade, os moradores do entorno, trazer as crianças para dentro da unidade de saúde não apenas quando elas precisam de atendimento hospitalar, mas sim em mostrar que a saúde ambiental tem tudo a ver com a melhoria da qualidade de vida da saúde humana”, afirmou Carla Pereira, diretora da UPA.

Horta orgânica é montada em UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 3 Horta orgânica é montada em UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo

Horta orgânica é montada em UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo

A ideia da horta foi da diretora da unidade, que nasceu e foi criada da Ilha do Governador. Tomates de vários tipos foram plantados no local, assim como salsinha, berinjela e hortaliças.

Em março deste ano, as crianças das comunidades da região foram ao local para fazer a primeira colheita.

“A principal preocupação é manter um manejo sustentável do ecossistema, preferir espécies nativas, que se adaptam bem ao local”, disse a bióloga Isabela Maciel.

Tomates plantados em horta ao lado de UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 3 Tomates plantados em horta ao lado de UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo

Tomates plantados em horta ao lado de UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo

Plantas medicinais também são cultivadas no local. Tudo é regado diariamente para ficar pronto para a colheita diária.

“As plantas se comunicam entre si. Então é bem importante estar sempre atento a toda movimentação que elas fazem. Uma folhinha que fica um pouco amarelada já denuncia se está faltando nutrientes. Então a gente tem métodos para cuidar do solo de maneira que se pareça mais com as florestas. Se você observar os canteiros, eles estão cobertos com matéria seca que está em decomposição pois, na natureza, não existe o conceito de lixo”, afirmou Jefferson Nogueira, jardineiro da UPA.

Os alimentos colhidos diariamente se tornam refeições para os funcionários e para a população que vem, diariamente, colher o resultado do plantio.

A ideia deu origem a uma outra horta, na Praia do Rosa, também na Ilha do Governador. Mudas devem ser levadas para o Hospital Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde outra horta deve ser instalada.

Frutos de horta ao lado de UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo 3 de 3 Frutos de horta ao lado de UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo

Frutos de horta ao lado de UPA na Ilha do Governador — Foto: Reprodução/ TV Globo

O que você está lendo é [Horta orgânica é montada em UPA na Ilha do Governador].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...