Beneficiários reclamam da dificuldade de obter empréstimo consignado do Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem

Muita gente que está em busca do empréstimo consignado do Auxílio Brasil está com dificuldades para contratar o serviço pelo aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal (CEF). Aí, os beneficiários vão para a fila na porta das agências.

Os beneficiários pedem o empréstimo pelo aplicativo, ele é aprovado. dias depois aparece a mensagem "em processamento". Mas o dinheiro não entra na conta porque o empréstimo é negado e o pedido é cancelado. E aí, as pessoas tentam resolver o problema diretamente nas agências.

O empréstimo consignado é uma medida provisória do governo federal para os beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. O empréstimo não pode comprometer mais de 40% do benefício e a taxa de juros não pode passar de 3,5%. Para obter o empréstimo, o beneficiário tem de ter recebido pelo menos três meses do auxílio.

A beneficiária Jéssica Leal Reis falou sobre as dificuldades para contratar o empréstimo.

"Fiz um empréstimo consignado do Auxílio Brasil, dia 13, numa quinta-feira. Na segunda-feira deu aprovado, na terça já entrou como em processamento. Ficou dois dias como processamento. O meu Caixa Tem não estava atualizando, tive que instalar e desinstalar o aplicativo. Aí, veio uma mensagem falando para mim como se fosse cancelado, que era para poder ir numa agência ou numa lotérica, ou refazer de novo.", contou Jéssica.

O Ernnane Rocha também teve dificuldades com o aplicativo.

"Desde o dia 10 de outubro, fiz um empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Aprovou, depois entrou em processamento e depois foi cancelado", reclamou Ernnane.

Ketlen Timóteo Gama também reclamou do funcionamento do aplicativo.

"F fui fazer o empréstimo dia 11, na terça passada, fiz tudo direitinho, Foi aprovado. Chegou na segunda-feira, foi para processamento, e dias depois, para o cancelamento. Fui lá na minha agência, para poder reclamar, porque não sei o que está acontecendo", disse Ketlen.

Especialistas criticam o empréstimo e apontam um risco maior de endividamento da população.

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão do consignado do Auxílio Brasil, devido a possibilidade de esse empréstimo influir politicamente nas eleições. A Caixa tem prazo até a próxima segunda-feira (31) para explicar por que começou a conceder esse empréstimo entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Em nota, a Caixa disse que a demanda pelo empréstimo bateu recorde. De 11 a 20 de setembro, cerca de 20 milhões de pedidos foram feitos pelo Caixa Tem. De 11 a 20 de outubro, o número de pedidos saltou para mais de 206 milhões. Mais ou menos como se todos os brasileiros tivessem interagido virtualmente com a Caixa, em dez dia.

A Caixa disse que 80% das solicitações foram concluídas e a alta demanda provocou lentidão no processamento. Além disso, teve gente pedindo o empréstimo com menos de três meses de recebimento do Auxílio Brasil e houve uma quantidade grande de CPFs com restrições.

As agências de Santa Cruz, na Zona Oeste, e nos municípios de Seropédica e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o horário de abertura foi antecipado para garantir o atendimento à população.

O que você está lendo é [Beneficiários reclamam da dificuldade de obter empréstimo consignado do Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...