'Inaceitável', 'absurdo', 'atentado'... Entidades ligadas à PF repudiam reação d

Veja fotos da viatura da Polícia Federal após ataque de Roberto Jefferson com fuzil e granadas — Foto: Divulgação

Entidades ligadas à Polícia Federal repudiaram a reação violenta neste domingo (23) do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) à prisão. De dentro de casa, na cidade de Comendador Levy Gasparian (RJ), o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou policiais federais que cumpriam ordem judicial, com tiros de fuzil e granadas. Dois agentes ficaram feridos.

Após oito horas de descumprimento de determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), Jefferson se entregou. Ele foi preso por violar medidas de prisão domiciliar e também detido em flagrante sob a acusação de tentativa de homicídio.

Para associações ligadas à Polícia Federal, a reação do ex-deputado é "inaceitável", "absurdo atentado" e merece "rigorosa punição"

A Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) afirmou, em nota, que é "totalmente inaceitável qualquer tipo de violência contra policiais federais" e prestou solidariedade aos agentes feridos.

"A ADPF estima pela pronta recuperação dos policiais federais vítimas desse absurdo atentado. Os Delegados Federais vão acompanhar vigilantes o desdobramento dos fatos e exigirão uma rigorosa punição ao responsável pelas agressões", diz o documento.

Também em nota, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) disse que a atitude de Jefferson atenta contra o Estado e ofende a ordem jurídica.

"A Fenapef cobrará das autoridades competentes a rigorosa apuração dos fatos até a efetiva responsabilização criminal do autor pelas múltiplas tentativas de homicídio praticadas contra os integrantes da equipe no exercício da função policia", diz a entidade.

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) classificou o ato como "desrespeito inaceitável" à Polícia Federal e ao Judiciário.

"A Constituição e as leis brasileiras, típicas de um Estado Democrático de Direito maduro e consolidado, estabelecem a possibilidade de questionamento a decisões judiciais por meio de diversas medidas processuais. O desrespeito a esse sistema e às instituições republicanas, como a PF e o Judiciário, é inaceitável, sobretudo quando cometido com o uso de violência armada", diz nota da APCF.

Leia abaixo as íntegras das notas divulgadas pelas associações e entidades ligadas à PF:

💥️ADPF

💥

💥️Fenapef

💥

💥️APCF

💥

O que você está lendo é ['Inaceitável', 'absurdo', 'atentado'... Entidades ligadas à PF repudiam reação d].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...