Rishi Sunak assume como novo premiê britânico; veja como será a cerimônia

Rishi Sunak era o favorito para ser primeiro-ministro nas bolsas de aposta — Foto: Reuters via BBC 1 de 1 Rishi Sunak era o favorito para ser primeiro-ministro nas bolsas de aposta — Foto: Reuters via BBC

Rishi Sunak era o favorito para ser primeiro-ministro nas bolsas de aposta — Foto: Reuters via BBC

Depois do anúncio de que Rishi Sunak será o primeiro-ministro do Reino Unido, ele passa, nesta terça-feira (25) pelo protocolo que o empossa no cargo. Sunak deverá ser recebido pelo rei Charles III, que, seguindo os protocolos da Constituição britânica, vai pedir que o milionário filho de indianos forme um governo.

Essa vai ser a primeira vez que Charles III participará dessa cerimônia.

O novo monarca também receberá oficialmente a renúncia de Liz Truss, que na quinta-feira (20) anunciou que deixaria o cargo por conta de um polêmico plano econômico que previa cortes severos de impostos e poucas propostas para cobrir o rombo no Orçamento do país.

Veja abaixo quais devem ser os passos da formalização de Sunak:

Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido na segunda-feira (24), depois que Boris Johnson desistiu da disputa.

Sunak será o primeiro líder não branco do Reino Unido —ele tem ascendência asiática.

O novo premiê, que já foi chefe do Tesouro do governo, venceu a corrida pela liderança do Partido Conservador na segunda-feira. A única rival, Penny Mordaunt, cedeu e desistiu depois de não atingir o limite de 100 legisladores conservadores necessários para permanecer na corrida.

Agora, ele precisa estabilizar o partido e o país em um momento de turbulência econômica e política. Ele será o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido neste ano.

Ele assumirá o cargo de primeira-ministra de Liz Truss, que renunciou na semana passada, após 45 dias no cargo. Ela deixa uma economia mais cambaleante do que encontrou e um partido dividido.

Sunak se tornou o favorito justamente porque os conservadores buscavam estabilidade em um momento de desorganização do governo.

Sunak perdeu para Truss na última eleição entre todos os filiados do Partido Conservador. Agora, seu partido parece ansioso por mãos seguras para enfrentar os crescentes preços de energia e alimentos e uma possível recessão.

O político conduziu a economia durante a pandemia de coronavírus, e foi elogiado por seu apoio financeiro a trabalhadores demitidos e empresas fechadas.

Ele prometeu “integridade, profissionalismo e responsabilidade” se formasse um governo – uma crítica velada a Boris Johnson, atormentado por escândalos, e à problemática Truss.

💥️LEIA TAMBÉM

Em seu primeiro discurso público depois de ser declarado líder do Partido Conservador e futuro primeiro-ministro, Sunak afirmou que o Reino Unido enfrenta sérios desafios econômicos e precisa de estabilidade e unidade.

"Não há dúvida de que enfrentamos um profundo desafio econômico", disse Sunak. "Agora precisamos de estabilidade e unidade, e farei de minha maior prioridade unir nosso partido e nosso país".

Veja os vídeos mais assistidos do g1

O que você está lendo é [Rishi Sunak assume como novo premiê britânico; veja como será a cerimônia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...