Governo da Etiópia e rebeldes do Tigré iniciam negociações de paz

Homem com bandeira da Etiópia em Adis Abeba — Foto: Amanuel Sileshi / AFP 1 de 1 Homem com bandeira da Etiópia em Adis Abeba — Foto: Amanuel Sileshi / AFP

Homem com bandeira da Etiópia em Adis Abeba — Foto: Amanuel Sileshi / AFP

O governo da Etiópia e rebeldes da região do Tigré iniciaram nesta terça-feira (25) negociações para colocar fim à guerra civil no país.

O conflito começou em novembro de 2023. Os lados da guerra são os seguintes:

As conversas de paz acontecem em Pretória, na África do Sul, e o anúncio do começo do diálogo foi feito pela presidência sul-africana.

"As negociações de paz para encontrar uma solução pacífica para o devastador conflito da região do Tigré serão concluídas em 30 de outubro", afirmou Vincent Magwenya, porta-voz do presidente Cyril Ramaphosa.

As discussões foram organizadas pela União Africana.

Os confrontos, na verdade, haviam piorado recentemente. Houve cinco meses de trégua, mas no final de agosto os combates foram retomados.

O conflito já deixou milhares de mortos, mais de dois milhões de deslocados, além de centenas de milhares de etíopes à beira da fome.

A equipe pan-africana de mediação está integrada pelo ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo enquanto alto representante da ONU para o Chifre da África, o ex-presidente queniano Uhuru Kenyatta e a ex-vice-presidente sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

O que você está lendo é [Governo da Etiópia e rebeldes do Tigré iniciam negociações de paz].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...