Enem 2022: veja tópicos que costumam cair na prova de ciências humanas
É importante analisar o contexto das perguntas para responder devidamente o que é pedido — Foto: Divulgação
História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna são alguns dos tópicos que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma cobrar na prova de 💥️ciências humanas e suas tecnologias.
Na reta final para a preparação ao exame, o💥️ g1 traz uma lista dos temas mais recorrentes nas últimas 13 edições (de 2009 a 2023), segundo levantamento feito pela SAS Plataforma de Educação.
Professores de cursinhos avaliam que a prova não deva trazer "grandes surpresas" em relação a outros anos e consideram que uma boa tática seja priorizar esses assuntos.
A 💥️45 questões de múltipla escolha de ciências humanas serão já no primeiro dia do exame, em 13 de novembro, além da prova de linguagens e a redação.
De acordo com o levantamento da SAS Plataforma de Educação, os tópicos mais recorrentes na disciplina são💥️ idade contemporânea; 💥️Brasil colônia; 💥️Brasil império; 💥️história política; e 💥️patrimônio histórico-cultural e memória.
Como sugestão de trilha de revisão e aprendizado para alguns dos tópicos, o professor Carlos David, que leciona a disciplina no Colégio Ari de Sá, indica:
Para Brasil Colônia, o professor diz que devem ser destacadas a formação da sociedade e sua relação direta com as culturas indígena e africana.
"Quanto ao Brasil Império, vale revisar a Constituição de 1824, os conflitos sociais no período regencial, a estrutura econômica cafeeira, a política externa e a questão abolicionista", completa.
Veja abaixo o exemplo de um item de idade contemporânea cobrado na reaplicação do Enem 2023:
2 de 6 Na questão de idade contemporânea no Enem 2023, nº 55 - prova azul – reaplicação, a resposta correta é a letra E. — Foto: ReproduçãoNa questão de idade contemporânea no Enem 2023, nº 55 - prova azul – reaplicação, a resposta correta é a letra E. — Foto: Reprodução
Em geografia, os temas mais recorrentes nas últimas edições do Enem foram 💥️geografia agrária; 💥️meio ambiente; 💥️questões econômicas e globalização; 💥️geografia física; e💥️ geografia urbana.
Fernandes Epitácio, professor da disciplina do Colégio Ari de Sá, diz que os participantes do Enem precisam estudar conceitos para tentar entender a formação do espaço, as implicações sociais, as relações de poder e as questões ambientais.
A partir daí, é possível se aprofundar em questões de meio ambiente e fazer uma relação com as mudanças ambientais, urbanização e questões econômicas que caracterizam e possibilitam a globalização.
"Como o uso de tecnologia como internet e transporte aceleram o tempo reduzindo a noção espacial, provocando uma territorialização e uma flexibilidade produtiva. Como e o que é que tudo isso implica na sociedade em geral", finaliza o professor.
Confira um exemplo de questão sobre geografia agrária cobrada na reaplicação do Enem 2023:
3 de 6 Questão de geografia agrária na reaplicação do Enem 2023. Resposta correta: letra E. — Foto: ReproduçãoQuestão de geografia agrária na reaplicação do Enem 2023. Resposta correta: letra E. — Foto: Reprodução
Já em filosofia, os tópicos que mais foram cobrados desde 2009 foram💥️ ética e justiça; 💥️filosofia antiga; 💥️filosofia contemporânea; 💥️natureza do conhecimento; e 💥️filosofia moderna.
Segundo o SAS Plataforma de Educação, "a ética é um campo que se dedica a pensar sobre ações e os princípios que orientam os indivíduos. Desde a antiguidade, os filósofos buscam compreender a motivação dos comportamentos da sociedade. No Enem, normalmente, a ética vai ser trabalhada como um saber prático, um conjunto de valores morais que a sociedade constrói a fim de encontrar uma felicidade comum a todos".
Em filosofia antiga, costumam ser cobradas questões que vão desde pré-socrática até helenística.
Ainda conforme o SAS, "a filosofia contemporânea é aquela que tem início a partir da consolidação do capitalismo enquanto [sistema] econômico e político que rege a sociedade. Nesta filosofia, não há a pretensão de um sistema filosófico universal, mas a análise de eixos temáticos que são pontos de partida para entender a realidade. Nesse sentido, existem correntes de pensamento distintas com diferentes focos de pesquisa".
Veja um exemplo sobre ética e justiça que apareceu na edição de 2023 do Enem:
4 de 6 Ética e justiça no Enem 2023. Questão 65 – prova azul – aplicação regular. Resposta correta: letra A. — Foto: ReproduçãoÉtica e justiça no Enem 2023. Questão 65 – prova azul – aplicação regular. Resposta correta: letra A. — Foto: Reprodução
As questões de sociologia no Enem tiveram 💥️mundo do trabalho; 💥️cultura e indústria cultural; 💥️meios de comunicação; tecnologia e cultura de massa;💥️ ideologia; e 💥️cidadania como tópicos mais recorrentes nos últimos anos.
Nas de mundo do trabalho, especialistas da SAS Plataforma de Educação concluem que as questões, em geral, abordam uma discussão sobre a Revolução Industrial, condições de trabalho da classe trabalhadora e as contradições socioeconômicas.
Já sobre meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa, segundo o SAS, é muito comum ver temas que tratam do conceito de democratização da vida, mecanismos eletrônicos e da internet.
Confira um exemplo de questão sobre mundo do trabalho do Enem 2023:
5 de 6 Mundo do trabalho no Enem 2023. Questão 46 – prova azul – aplicação regular. Resposta correta: letra B. — Foto: ReproduçãoMundo do trabalho no Enem 2023. Questão 46 – prova azul – aplicação regular. Resposta correta: letra B. — Foto: Reprodução
Para o consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação Paulo Fernandes, a prova não deve trazer grandes surpresas.
"Não é possível dizer exatamente quais questões vão cair na prova, mas 💥️temos percebido nos últimos anos que ela tem seguido por temas e abordagens que são já nossos conhecidos. Não existe algo que seja muito diferente e acreditamos, que neste ano, não vai haver uma diferença tão grande", avalia.
Por isso, é preciso utilizar o tempo até a prova para revisar. Priorizar os temas mais recorrentes é uma boa tática, segundo o especialista.
Tatiana Arsenovicz, professora de história do cursinho preparatório Fatec-Etec, concorda com ele, mas acrescenta que não dá para deixar de lado outros assuntos que também podem ser cobrados na prova.
"Dentro da gestão de tempo, é mais importante privilegiar os assuntos que são mais recorrentes. Porém, o seu desempate pode ser exatamente naqueles itens que são menos pedidos, porque são justamente os que as pessoas, em geral, estudam menos", pondera.
6 de 6 Na reta final, tática é focar nos tópicos mais recorrentes — Foto: Divulgação
Na reta final, tática é focar nos tópicos mais recorrentes — Foto: Divulgação
Outro aspecto importante para os alunos é a interseccionalidade das questões, quando um assunto se sobrepõe ou se relaciona com outro.
"É muito importante que, além do tema, o aluno também seja capaz de relacionar os conteúdos", avalia Fernandes.
Para ele, o estudante deve ter a capacidade de analisar o contexto das perguntas para responder devidamente o que é pedido. Identificar o tema da pergunta, diz, é secundário.
Segundo os especialistas, a forma de treinar a mente para estes aspectos é ler amplamente sobre assuntos diversos, além de estudar o formato de itens do exame.
"Atualmente, existem ferramentas, simulados, que permitem ao aluno vivenciar a experiência do Enem antes da prova. Não digo que o aluno deva se perder nisso, mas estar familiarizado com o formato das questões pode fazer a diferença", finaliza Fernandes.
Webstories
O que você está lendo é [Enem 2022: veja tópicos que costumam cair na prova de ciências humanas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments