Enem 2022: veja as competências cobradas na redação e como garantir a nota mil

Conheça as competências do Enem 2022 — Foto: Divulgação Unicentro 1 de 6 Conheça as competências do Enem 2022 — Foto: Divulgação Unicentro

Conheça as competências do Enem 2022 — Foto: Divulgação Unicentro

Saber as 💥️cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser um trunfo valioso para garantir um bom desempenho e, quem sabe até, a nota máxima de mil pontos.

A estratégia é uma maneira de se preparar para ganhar confiança nessa parte decisiva do exame e, de quebra, driblar a ansiedade em relação ao tema da redação - divulgado só na hora. Segundo professores de cursinhos ouvidos pelo 💥️g1, a recomendação é 💥️focar no que se sabe sobre a prova - as competências exigidas - para tirar vantagem da situação. Cada competência vale 200 pontos, totalizando 1.000 pontos.

💥️Veja abaixo as cinco competências e, mais adiante, dicas para gabaritar em cada uma delas:

💥️Leia também:

Aluna 'nota mil' dá dicas de como achar espaço para anotações durante a prova

A primeira competência avaliada é o domínio da norma formal escrita da língua portuguesa. Ou seja, se o candidato sabe usar corretamente a gramática.

O emprego de linguagem informal também pode tirar nota. Por isso, o professor recomenda que os participantes evitem o uso de gírias, se atentem a erros gramaticais e escrevam um texto claro e objetivo que atenda às regras da norma culta.

Mas Beltrão alerta que não é indicado usar palavras difíceis apenas para impressionar o avaliador. "É preciso provar o domínio formal da língua. Então, se colocar uma palavra 'bonita' fora de seu sentido ou que não se encaixe naquele contexto vai ser prejudicial para a nota".

Segundo a Cartilha do Participante do Enem 2022, são avaliados na competência 1 os seguintes aspectos:

💥️Veja como a nota da competência 1 é composta:

Competência 1 da redação do Enem 2022. — Foto: g1 2 de 6 Competência 1 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Competência 1 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Outro ponto importante - e cobrado na segunda competência - é estar familiarizado com o formato de texto pedido na prova: 💥️dissertativo-argumentativo. Segundo a Cartilha do Participante, o candidato "deve evitar elaborar um texto de caráter apenas expositivo, devendo assumir claramente um ponto de vista".

Segundo ele, essa parte considera se o texto segue a estrutura esperada de uma dissertação argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

O respeito ao tema apresentado na proposta de redação também é fundamental e é avaliado na competência 2. "Aqui é preciso chamar atenção para o tangenciamento do tema, que é a abordagem do tema, mas de uma maneira incompleta", ressalta.

Borges exemplifica citando o tema da redação do Enem 2018: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

"Imagine que uma pessoa falou de internet [na redação], mas não falou de manipulação do comportamento do usuário ou de controle de dados. Ou, então, o aluno falou de , que está relacionada à manipulação do usuário, mas não falou do controle de dados pelos algoritmos e de como estes dados são usados para nos manipular. Casos como estes provavelmente foram descontados como tangenciamento ou fuga do tema", explica.

No caso de fuga ao tema, o participante tem a nota da redação zerada. "Se sua redação apresentar fuga ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo, ela não será avaliada em nenhuma das competências, e sua nota final na prova de redação será zero", diz trecho da Cartilha.

💥️Veja como a nota da competência 2 é composta:

Competência 2 da redação do Enem 2022. — Foto: g1 3 de 6 Competência 2 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Competência 2 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

A terceira competência da redação avalia a capacidade do participante de 💥️selecionar, 💥️relacionar, 💥️organizar e 💥️interpretar fatos, 💥️opiniões e 💥️argumentos para defender seu ponto de vista acerca da situação-problema do tema proposto. Ou seja, como o aluno vai argumentar, com base em dados e informações, para reforçar sua opinião na redação.

"É aqui que o avaliador vai analisar o repertório do candidato com base nas informações que ele vai trazer para o texto. [Vai observar] se ele usa como referência o dado de uma pesquisa do IBGE, um filme ou uma série", explica Beltrão, do SAS.

Se as referências apresentadas não tiverem relação direta com o tema, a nota será reduzida.

Para ir bem nesta competência, Beltrão aconselha que os participantes leiam muito e com atenção sobre diversos temas para obter conhecimentos que ajudem a formar argumentos e não dependam de um "repertório coringa".

💥️Confira como a nota da competência 3 é constituída:

Competência 3 da redação do Enem 2022. — Foto: g1 4 de 6 Competência 3 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Competência 3 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

A competência 4 vai avaliar a coesão do texto, que garante a unidade textual.

Os avaliadores 💥️vão considerar as conexões entre as partes do texto. Ou seja, as ligações entre as palavras na frase, entre as frases no parágrafo e, especialmente, entre os parágrafos na progressão do texto.

Além disso, para garantir uma uniformidade na correção, há um critério que exige que pelo menos dois parágrafos se iniciem com o que é chamado de 💥operador argumentativo.

"Esse operador argumentativo é um conectivo que estabelece uma relação lógica entre o parágrafo que se inicia e o parágrafo anterior. Então, se o candidato vai complementar o parágrafo anterior, deve adicionar um termo que que remeta a adição, como '💥️além disso', por exemplo. Se for uma relação de conclusão, use '💥️portanto', '💥️desta forma', '💥️assim'", detalha Borges.

O conectivo também pode indicar finalidade (a fim de) ou oposição (entretanto, porém) entre as ideias.

Em resumo, a Cartilha do Participante recomenda que devam ser evitados:

💥️Veja como a nota da competência 4 é constituída:

Competência 4 da redação do Enem 2022. — Foto: g1 5 de 6 Competência 4 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Competência 4 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

A quinta e última competência cobrada na redação do Enem é a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Ao elaborar a proposta de intervenção, o candidato deve indicar:

É fundamental que tudo seja feito respeitando os direitos humanos. Isto é, a proposta de intervenção não pode, por exemplo, atentar contra a integridade física ou sugerir linchamento. A redação que não seguir esta orientação será zerada na competência 5.

"O aluno precisa ter em mente que a proposta precisa beneficiar a todos. Ele não pode sugerir uma solução que resolva o problema de um grupo prejudicando outro grupo. Ninguém deve perder direitos para que outros ganhem na intervenção da redação", explica Beltrão.

Entre os pontos que precisam ser respeitados na redação, estão:

💥️Confira como a nota da competência 5 é composta:

Competência 5 da redação do Enem 2022. — Foto: g1 6 de 6 Competência 5 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Competência 5 da redação do Enem 2022. — Foto: g1

Webstories

O que você está lendo é [Enem 2022: veja as competências cobradas na redação e como garantir a nota mil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...