Urnas deixam TRE-RJ em direção a locais de votação; presidente prevê menos filas no domingo
As urnas que serão utilizadas por quase 13 milhões de moradores do Estado do Rio para escolher o presidente da República neste domingo (30) vão deixar a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) às 13h deste sábado (29).
Garis da Comlurb vão fazer o transporte das urnas. Serão 70 mil homens das forças de segurança em todo o Estado do Rio para realizar o transporte, e policiais militares vão permanecer em frente às seções eleitorais.
Durante a manhã, foram sorteadas as seções eleitorais que terão urnas auditadas no Estado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Elton Leme, explicou que, apesar de continuar valendo a regra de testar a digital de todos os eleitores, a expectativa é de menos filas.
O motivo é que, como Cláudio Castro foi eleito no primeiro turno como Governador do Estado, só haverá um voto para cada eleitor.
Na tarde deste sábado, ainda está prevista a emissão da zerésima, que prova que não há nenhum voto computado nas urnas do Estado do Rio.
São 4.844 locais de votação. Apenas no município do Rio, são 5 milhões de eleitores aptos a votar, em 1.404 locais de votação.
A votação começa 8h e vai até 17h do domingo.
Termina às 23h59 deste sábado o prazo para baixar o aplicativo e-Título e usá-lo no primeiro turno das Eleições 2022. O documento eletrônico, que substitui o tradicional título de eleitor em papel, não será emitido no dia da votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no domingo (30), dia do pleito, o sistema estará indisponível para validação dos dados dos eleitores e volta a ser liberado na segunda-feira (31).
O app tem várias funcionalidades, como consultar o local de votação e apresentar uma justificativa para a ausência.
É preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento.
O uso do documento digital não é obrigatório e o eleitor poderá apresentar um documento oficial.
O que você está lendo é [Urnas deixam TRE-RJ em direção a locais de votação; presidente prevê menos filas no domingo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments