Raquel Lyra é eleita governadora de PE; apenas dois estados serão comandados por mulheres
Estão definidos os nomes das duas mulheres governadoras no Brasil a partir de 2023: Raquel Lyra (PSDB), eleita neste domingo (30) em Pernambuco, e Fátima Bezerra (PT), reeleita em primeiro turno no Rio Grande do Norte.
Com a eleição, Raquel Lyra se tornará a primeira governadora mulher de Pernambuco. O estado foi o único que teve mulheres disputando o segundo turno, que também teve a participação de Marília Arraes (Solidariedade).
Neste ano, 32 mulheres se candidataram para governos estaduais, contra 170 homens. Em 9 das 27 unidades da federação, não houve nenhuma candidata mulher ao cargo: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Os estados com o maior número de candidatas mulher foram Minas Gerais (5), Paraná (3), Pernambuco (3) e Rio Grande do Norte (3).
1 de 2 Raquel Lyra (PSDB) se tornará a primeira governadora de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV GloboRaquel Lyra (PSDB) se tornará a primeira governadora de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo
Com as duas governadoras eleitas em 2022, o país iguala a quantidade alcançada pela última vez na eleição de 2010, quando Roseana Sarney e Rosalba Ciarlini foram eleitas no Maranhão e no Rio Grande do Norte, respectivamente.
Desde então, só uma mulher foi eleita governadora nas eleições de 2014 e de 2018. O maior número de governadoras mulheres foi registrado em 2006, quando foram eleitas Yeda Crusius, Ana Júlia e Wilma de Faria foram eleitas no Rio Grande do Sul, Pará e Rio Grande do Norte, respectivamente.
2 de 2 Mulheres eleitas governadoras no Brasil — Foto: Arte/g1Mulheres eleitas governadoras no Brasil — Foto: Arte/g1
O que você está lendo é [Raquel Lyra é eleita governadora de PE; apenas dois estados serão comandados por mulheres].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments