Crescimento em redutos bolsonaristas define vitória de Lula; maiores avanços do PT foram em SP e no RJ

Lula acena para apoiadores em discurso após a vitória no segundo turno — Foto: Fábio Tito/g1 1 de 2 Lula acena para apoiadores em discurso após a vitória no segundo turno — Foto: Fábio Tito/g1

Lula acena para apoiadores em discurso após a vitória no segundo turno — Foto: Fábio Tito/g1

Os votos a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em redutos bolsonaristas foram cruciais para a vitória do petista nas urnas este ano. Em comparação com o segundo turno para presidente em 2018, o PT melhorou seus números em 18 estados. Só no Sudeste foram 7,7 milhões de votos a mais para o petista.

O avanço ocorreu, principalmente, onde Jair Bolsonaro (PL) teve mais votos. Entre os estados com crescimento petista, 12 foram vencidos por Bolsonaro, mas com uma margem menor se comparado com a disputa com Fernando Haddad (PT), há quatro anos.

Os estados em que o PT mais diminuiu a diferença diante de Bolsonaro no segundo turno foram São Paulo, com avanço de 12,73 pontos percentuais, Rio de Janeiro, com alta de 11,42 pontos, e Distrito Federal, com crescimento de 11,18 pontos.

Mesmo com o crescimento petista, Jair Bolsonaro venceu em São Paulo, no Rio e no DF – mas com diferença bem menor se comparado com Haddad em 2018.

Crescimento em redutos bolsonaristas define vitória de Lula — Foto: Arte g1 2 de 2 Crescimento em redutos bolsonaristas define vitória de Lula — Foto: Arte g1

Crescimento em redutos bolsonaristas define vitória de Lula — Foto: Arte g1

Em Minas Gerais, onde o PT cresceu 8,21 pontos este ano, a alta foi suficiente para Lula reverter o resultado de 2018 e garantir vitória no estado. Também é o caso do Amazonas, onde a sigla avançou 1,37 ponto e, com isso, teve maioria, revertendo a vitória de Bolsonaro na eleição anterior.

Com Minas e Amazonas, Lula venceu em 13 estados, enquanto Bolsonaro ganhou em 13 estados e no DF. Nas eleições de 2018, Haddad foi melhor em 11 estados, enquanto Bolsonaro venceu em 15 estados no DF.

💥️LEIA TAMBÉM:

Apesar de Lula ter vencido em todos os estados do Nordeste – seguindo uma tradição histórica –, o PT teve queda percentual nos votos em praticamente toda a região. Maranhão (-2,12 pontos), Alagoas (-1,24 ponto) e Ceará (-1,14 ponto) puxam a lista negativa.

Os números do partido também caíram na Bahia (-0,57 ponto), no Sergipe (-0,33 ponto) e no Piauí (-0,19 ponto). As únicas altas na região ficaram a cargo da Paraíba (+1,64 ponto) e do Rio Grande do Norte (+1,69 ponto).

O PT ganhou força no Centro-Oeste, tradicionalmente bolsonarista. Apesar da vitória de Bolsonaro em toda a região, Lula diminuiu a diferença em todos estados na comparação com 2018.

O maior avanço ocorreu no Distrito Federal, seguido por Goiás (+6,81 pontos), Mato Grosso do Sul (+5,73 pontos) e Mato Grosso (1,34 ponto).

No Sul não foi diferente. O PT diminuiu a diferença nos três estados: cresceu no Rio Grande do Sul (6,89 pontos), em Santa Catarina (6,65 pontos) e no Paraná (6,03 pontos).

O Sudeste também teve grande avanço de Lula se comparado com Haddad em 2018. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o PT cresceu 5,02 pontos no Espírito Santo.

No Norte, as oscilações foram mais equilibradas em relação ao último pleito presidencial. O PT cresceu no Acre (+6,92 pontos), em Rondônia (+1,52 ponto), no Amazonas (+1,37 ponto) e em Tocantins (+0,34 ponto), mas caiu em Roraima (-4,53 pontos), no Amapá (-1,16) e no Pará (-0,06 ponto).

O que você está lendo é [Crescimento em redutos bolsonaristas define vitória de Lula; maiores avanços do PT foram em SP e no RJ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...