Moradores de 13 estados registraram denúncias contra Autibank, banco digital alvo de operação

Moradores de pelo menos 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, relataram ter sido vítimas de estelionato e pirâmide financeira com o banco digital 💥️Autibank, alvo de uma operação da Polícia Civil do Rio nesta quinta-feira (3).

A estimativa é que o grupo tenha lesado os clientes em R$ 100 milhões.

Foram registrados casos nos seguintes estados:

Yuri Medeiros Correa, fundador da Autibank — Foto: Reprodução 1 de 1 Yuri Medeiros Correa, fundador da Autibank — Foto: Reprodução

Yuri Medeiros Correa, fundador da Autibank — Foto: Reprodução

A atuação do grupo, de acordo com os advogados, começou já durante a pandemia. A Autibank , segundo eles, atuava de forma agressiva para conquistar os clientes:

“A Autibank iniciou na época da pandemia. Então, muitas pessoas já faziam investimentos, e eles iam até a casa das pessoas. Eles utilizaram esse momento de pandemia, em que as pessoas estavam desempregadas, com uma condição financeira não muito boa, para poder oferecer investimentos e uma rentabilidade mensal”, explicou a advogada 💥️Thatyana Soares.

O destino do dinheiro, segundo o advogado 💥️Ronei Clemente, que atua com Thatyana em casos de clientes que foram vítimas do grupo em Goiás, Paraná, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro, é incerto:

Segundo Ronei, o esquema não é sustentável sem novos clientes colocando dinheiro no banco, seja através de empréstimos em outros bancos ou com empresas ligadas à própria Autibank:

“Acontecem os aportes iniciais, e isso vai nutrindo a pirâmide, que vai ficando cada vez maior. Eles usam os aportes para pagar as pessoas que vão entrando depois. Vai chegar um momento em que essa pirâmide vai ruir", explicou o advogado.

De acordo com o Código Penal, a pena por estelionato pode ser substituída por pagamento de multa, dependendo da determinação do juiz responsável. Para o advogado, no entanto, a vítima de um esquema como esse pode ser bastante prejudicada:

“No ponto de vista criminal, é um crime que não tem grave ameaça, porém prejudica a vida de muitas pessoas, porque te coloca em uma situação de vulnerabilidade. Atualmente no Brasil esse crime tem aumentado cada vez mais. Você vê empresas abrindo e ‘assaltando’, de uma forma não letal, o bolso de muita gente", avaliou.

Os resultados podem ser desastrosos, de acordo com os advogados:

Os casos de estelionato mais que dobraram entre 2023 e 2022. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, foram 💥️41.406 registros entre janeiro e agosto de 2023 e 💥️84.475 no mesmo período deste ano, um aumento de 104,6%.

O número de casos em 8 meses de 2022 já soma mais do que em todo o ano de 2023, que teve 71.145 de registros de estelionato.

O que você está lendo é [Moradores de 13 estados registraram denúncias contra Autibank, banco digital alvo de operação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...