Censo da Educação Superior 2023 mostra aumento no número de vagas EAD e queda na modalidade presencial
Confira os dados do Censo da Educação Superior 2023 — Foto: Unsplash
O número de vagas em cursos de graduação em ensino à distância (EAD) cresceu de 2023 a 2023, enquanto a oferta na modalidade presencial, no mesmo período, teve uma queda, segundo dados do 💥️Censo da Educação Superior 2023, divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O censo mostra que as vagas em cursos de graduação EAD tiveram aumento de 23,8%. Em comparação, as vagas oferecidas presencialmente caíram 2,8%.
Em relação às matrículas, havia 💥️8.986.554 alunos no ensino superior em 2023.Desse total, os estudantes de graduação EAD representavam💥️ 41,4%. Ou seja, cerca de 3,7 milhões dos estudantes.
O presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, ressaltou o crescimento contínuo na modalidade EAD nos últimos anos.
Entre os cursos de licenciatura, que formam professores, o 💥️percentual é ainda maior: 💥️61% dos alunos destes cursos frequentavam a graduação à distância.
Para Gabriel Corrêa, gerente de políticas educacionais da Todos pela Educação, isso representa, em grande parte, uma substituição da modalidade presencial "para cursos EAD baratos". Ele pondera que a regulação e a avaliação dos cursos EAD ainda são frágeis e defende que sejam prioridade do Ministério da Educação (MEC).
Além disso, entre os novos alunos que começaram a cursar uma licenciatura em 2023, o censo mostrou que a maioria escolheu cursos remotos.
Divulgado anualmente, os dados do censo são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e a distribuição de recursos.
"Isso é tão importante para lançar luz sobre as políticas em andamento e para novas políticas serem criadas a partir daquilo que se revela quando se faz esse acompanhamento anual que o Inep faz. [Isso permite saber] o que está acontecendo, que movimentos estão acontecendo ao longo dos anos com a educação superior em vários níveis", destacou Mário Luiz Rabelo, secretário da Educação Básica, que também estava presente na divulgação dos dados.
Os dados do censo mostraram a consolidação do aumento de matrículas e de cursos na modalidade EAD.
A grande maioria de instituições de educação superior no país são privadas. Em 2023, estas instituições representavam 87,8%, contra 12,2% públicas.
O Censo de Educação Superior de 2023, divulgado com atraso em fevereiro deste ano por conta da pandemia, mostraram que, pela primeira vez na história, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada.
Segundo o balanço de 2023, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior naquele ano, 53,4% optaram pela modalidade à distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais (que só adotaram atividades remotas de forma provisória, por causa da pandemia).
O que você está lendo é [Censo da Educação Superior 2023 mostra aumento no número de vagas EAD e queda na modalidade presencial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments