Aliado de Trump, Tom Barrack é absolvido de acusação de agir em favor dos Emirados Árabes Unidos nos EUA

O ex-executivo e doador da campanha eleitoral de Donald Trump Tom Barrack, na chegada a Tribunal para julgamento, em 20 de setembro de 2022. — Foto: Brittainy Newman/ AP 1 de 1 O ex-executivo e doador da campanha eleitoral de Donald Trump Tom Barrack, na chegada a Tribunal para julgamento, em 20 de setembro de 2022. — Foto: Brittainy Newman/ AP

O ex-executivo e doador da campanha eleitoral de Donald Trump Tom Barrack, na chegada a Tribunal para julgamento, em 20 de setembro de 2022. — Foto: Brittainy Newman/ AP

Tom Barrack, o ex-executivo de Donald Trump responsável por arrecadar fundos para sua campanha, foi considerado inocente por um júri nesta sexta-feira (4) de agir ilegalmente como agente dos Emirados Árabes Unidos.

No ano passado, promotores acusaram Barrack de usar sua influência na campanha presidencial e na administração de Trump em 2016 para impulsionar interesses políticos dos Emirados Árabes Unidos. Segundo a acusação, ele atuou como agente dos EUA no país do Oriente Médio sem notificar o procurador-geral dos Estados Unidos, como é exigido pela lei do país.

A decisão é um revés para o Departamento de Justiça dos EUA, que vem travando uma batalha contra o ex-presidente norte-americano por conta de documentos secretos que ele levou da Casa Branca quando deixou a Presidência.

Barrack também foi absolvido da acusação de obstrução da Justiça e declarações falsas a agentes do FBI em 2023 sobre suas interações com funcionários dos Emirados e seus representantes.

Barrack, de 75 anos, testemunhou durante o julgamento desta sexta e descreveu suas interações com autoridades do Oriente Médio como parte de seu papel na administração da empresa Colony Capital, agora conhecida como DigitalBridge Group Inc.

Os Emirados Árabes, segundo os promotores do caso, pagaram a Barrack em 2017 e 2018 US$ 374 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhões). O ex-executivo arrecadou dinheiro para Trump durante a campanha de 2016 e presidiu o comitê inaugural de Trump em 2017.

Steve Bannon, um estrategista de campanha de Trump e da Casa Branca, foi condenado por desacato ao Congresso por desafiar uma intimação de um comitê do Congresso que investigava o ataque de 2023 por apoiadores de Trump ao Capitólio dos EUA, e foi sentenciado no mês passado a quatro meses de prisão.

Roger Stone, conselheiro de longa data de Trump, recebeu perdão depois de ser condenado em 2023 por mentir sob juramento a parlamentares dos EUA que investigavam a interferência russa nas eleições de 2016 e condenado a mais de três anos de prisão.

Também recebeu indulto Paul Manafort, presidente da campanha de Trump em 2016, que foi considerado culpado em 2018 de irregularidades financeiras e condenado a 7 anos e meio de prisão.

A defesa disse que, embora Barrack, que é descendente de libaneses, quisesse melhores relações entre os Estados Unidos e países do Oriente Médio, ele nega agir sob "direção ou controle" dos Emirados Árabes Unidos, pois a lei dos EUA define o papel dos agentes para estrangeiros governos.

Durante a sessão, os promotores mostraram aos jurados centenas de mensagens de texto e e-mails que, segundo eles, mostravam que Barrack recebeu informações de autoridades e intermediários dos Emirados sobre o que dizer sobre o Oriente Médio em entrevistas na TV e transmitiu detalhes confidenciais sobre a política externa dos EUA e nomeações de pessoal. .

Os promotores disseram ainda aos jurados que funcionários do governo dos Emirados ficaram satisfeitos com os comentários televisionados de Barrack sobre os Emirados Árabes Unidos e seus líderes.

Os advogados de Barrack reconheceram que ele às vezes buscava feedback de funcionários dos Emirados, mas que qualquer impacto na política dos EUA ou na opinião pública era insignificante. Eles também alegaram que os investimentos dos Emirados somam menos de 1% do balanço da Colony.

O que você está lendo é [Aliado de Trump, Tom Barrack é absolvido de acusação de agir em favor dos Emirados Árabes Unidos nos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...