g1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação

Victor Farias e Cíntia Acayaba recebem prêmio — Foto: Arquivo Pessoal 1 de 1 Victor Farias e Cíntia Acayaba recebem prêmio — Foto: Arquivo Pessoal

Victor Farias e Cíntia Acayaba recebem prêmio — Foto: Arquivo Pessoal

O 💥️g1 recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, neste domingo (6), na categoria Investigação, com a reportagem que mostrou que 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora.

A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.

A reportagem mostra que quase 40% das mulheres que fizeram um aborto autorizado por lei no Brasil entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2022 realizaram o procedimento fora do município onde moravam.

O levantamento feito pelo 💥️g1 usou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e foi publicado no dia 9 de junho deste ano.

Naquela semana, o Ministério da Saúde havia publicado uma cartilha na qual afirmava que “não existe aborto ‘legal’” e defendia que os casos permitidos no Brasil fossem submetidos a “investigação policial”.

Uma pesquisa do instituto Datafolha em junho mostrou que 65% dos brasileiros consideravam que a lei que permite aborto em casos de estupro, anencefalia e risco de vida à gestante deveria permanecer como estava ou ser ampliada para mais situações.

💥️Veja vídeo sobre o levantamento:

💥️Veja, abaixo, os demais vencedores desta edição:

💥️Dados Abertos

💥️Inovação e experimentação

💥️Investigação

💥️Visualização

Mapa dos conflitos (Agência Pública e Comissão Pastoral da Terra)Aquazônia: A Floresta-Água (Ambiental Media) - 💥️(Vencedor)O voo dos MEIs (Agência Tatu)

O que você está lendo é [g1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...