Passageiros passam a ter serviço exclusivo no 1746 para denunciar ônibus sem ar-condicionado no RJ

Vem chegando o verão, já em dezembro, e com ele o forte calorão na cidade. Por conta disso, 💥️o carioca acaba de ganhar um canal exclusivo 💥 para 💥️denunciar as reclamações sobre 💥️ônibus que circulam pela cidade 💥️sem ar-condicionado ou com o equipamento desligado.

Não é de hoje que as queixas são registradas na capital fluminense. A partir de agora, 💥️as reclamações poderão ser encaminhadas através do serviço, lançado na última sexta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) por meio 💥️dos canais de atendimento da Central 1746: telefone, WhatsApp, aplicativo ou 💥️site.

Para se ter ideia, desde o lançamento do canal, na última sexta-feira (4) até o final da manhã desta segunda (7), já foram registradas 500 denúncias.

A aposentada Telma Maria, mora em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, e precisa locomover-se pelo menos três vezes ao mês, do bairro onde mora até a Zona Sul do Rio, local que faz tratamento médico. Ela destaca a precariedade dos ônibus e afirma que na grande maioria dos automóveis, da linha que ela utiliza, não têm ar-condicionado.

Atualmente, 💥️cerca de 3,3 mil ônibus rodam na capital fluminense. De acordo com a Prefeitura do Rio, desse total 💥️70% da frota está equipado com climatização.

Passageira usa toalha para se secar em ponto de ônibus no Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 Passageira usa toalha para se secar em ponto de ônibus no Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

Passageira usa toalha para se secar em ponto de ônibus no Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

O funcionário Público William Santos vai da Zona Sul até o Centro, diariamente. Ele afirma que na grande maioria dos ônibus que ele pega - principalmente o Troncal 4 - ou os aparelhos estão desligados ou quebrados.

O universitário Luiz Gabriel Barroso, de 29, que também usa esse tipo de transporte diariamente, para ir de Copacabana até a UFRJ, no Fundão, espera que as empresas que descumprem a lei sejam punidas a partir das denúncias.

"A passagem é muito cara para andarmos num calor insuportável. Imagina você está em um ônibus que não tem ar-condicional e as janelas estarem fechadas? É assim que as vezes nos deparamos com a situação na cidade".

Para registrar a sua reclamação, o usuário dos ônibus do município do Rio deverá informar a data, hora e o número da linha em que o veículo circula. A prefeitura informou que, com essas informações em mãos, os fiscais irão para as ruas vistoriar os itinerários mais reclamados e multar os consórcios, se forem constatadas as irregularidades. A população poderá acompanhar o resultado dos chamados pelo número do registro.

Desde novembro do ano passado, com a publicação da Resolução Conjunta da SMTR e Secretaria Municipal de Saúde, os consórcios são obrigados a operar com o ar-condicionado ligado nos ônibus licenciados com climatização. Até agora, mais de 200 multas foram aplicadas aos consórcios por descumprimento da decisão.

De acordo com o💥️ 1746, entre janeiro e novembro desde ano 💥️foram registradas 684 denúncias de ônibus com má condição do ar condicionado. No mesmo período, foram 265 casos de veículos sem o equipamento.

O que você está lendo é [Passageiros passam a ter serviço exclusivo no 1746 para denunciar ônibus sem ar-condicionado no RJ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...