Julgamento de Flordelis entra no 3° dia sem previsão de quando sairá a sentença
Réus: Marzy Teixeira, ao fundo, Rayane dos Santos, Simone dos Santos (de óculos). À frente, Flordelis e o filho André Luiz — Foto: Brunno Dantas/TJRJ
O terceiro dia de julgamento da ex-deputada Flordelis, acusada de ser a mandante da morte do próprio marido, o pastor 💥️Anderson do Carmo, começou às 9h45 desta quarta-feira (9), no Fórum de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Flordelis chegou ao fórum às 7h15.
Não há previsão de quando sairá a sentença — achava-se que o julgamento terminaria nesta quarta —, e já se sabe que, se necessário, haverá expediente no fim de semana.
A sessão foi retomada pelos depoimentos das testemunhas de acusação, e a primeira a falar foi 💥️Luana Vedovi Rangel Pimenta. Ela citou o plano para matar o sogro. Na sequência, foi convocado 💥️Daniel dos Santos de Souza, filho afetivo, por videoconferência.
Antes de Luana e Daniel, foram ouvidas seis testemunhas arroladas pela acusação: os delegados 💥️Bárbara Lomba e 💥️Allan Duarte, 💥️Regiane Ramos, o inspetor 💥️Tiago Vaz e os filhos afetivos de Flordelis 💥️Alexsander Mendes e 💥️Wagner Pimenta.
Além da ex-parlamentar, outros quatros réus estão sendo julgados: a filha biológica de Flordelis 💥️Simone dos Santos, a neta 💥️Rayane dos Santos e os filhos adotivos 💥️André Luiz e 💥️Marzy Teixeira.
Advogado assistente de acusação, 💥️Ângelo Máximo afirmou que a previsão dele de término do julgamento é para sexta-feira (11). “São 27 testemunhas, 17 de defesa e 10 de acusação a serem ouvidas”, afirmou ele.
Advogado de defesa de Flordelis, 💥️Rodrigo Faucz, avaliou que nesta quarta feira só devem ser ouvidas testemunhas de acusação:
“As testemunhas de defesa devem começar a ser ouvidas a partir de amanhã (quinta-feira)”, disse ele.
A morte de Anderson do Carmo ocorreu na noite de 16 de junho de 2023. O pastor foi morto, com mais de 30 tiros, na garagem da casa onde morava com a família, em Pendotiba, Niterói.
2 de 3 Simone dos Santos, filha da Flordelis — Foto: Brunno Dantas/TJRJ/DivulgaçãoSimone dos Santos, filha da Flordelis — Foto: Brunno Dantas/TJRJ/Divulgação
💥️Pela acusação
💥️Pela defesa de Simone
💥️ Pela defesa de Flordelis, Rayane e Marzy
O segundo dia de julgamento de Flordelis também teve duração de mais de 11 horas e contou com o depoimento de três testemunhas na terça-feira (8).
A expectativa para este segundo dia de julgamento era ouvir boa parte das nove testemunhas de acusação, convocadas pelo Ministério Público, mas apenas uma da assistência de acusação e outras duas do MP foram entrevistadas.
3 de 3 Flordelis e Anderson do Carmo — Foto: TV Globo
Flordelis e Anderson do Carmo — Foto: TV Globo
O segundo dia de julgamento começou com mais de uma hora de atraso porque André Luiz, um dos réus, não foi listado para a tranferência até o fórum pela 💥️Secretaria de Administração Penitenciária, o que fez com que o processo demorasse mais do que o previsto.
Após a chegada o réu, a sessão começou com a oitiva do inspetor Tiago Vaz de Souza, que foi convocado pela assistência de acusação, exercida pelo advogado Angelo Máximo.
Na sequência foi ouvida a primeira testemunha da acusação no dia, e quarta da lista de convocados.
Alexsander Felipe Matos Mendes, filho afetivo de Flordelis, que também era chamado de Luan no núcleo familiar da ex-deputada, pediu para ser ouvido sem a presença dos réus, o que foi feito por videoconferência.
Ele começou seu relato fazendo um panorama da casa da pastora.
Ele também falou de suas impressões assim que o pastor Anderson do Carmo morreu. Alexsander disse que foi até a casa da família em Niterói após o enterro, e contou que, Flordelis disse, abrindo os braços:
A segunda testemunha da acusação, terceira do dia, foi Wagner Andrade Pimenta, também filho afetivo da ex-deputada. Ele também pediu para ser ouvido por videoconferência.
Como era da primeira geração dos filhos afetivos de Flordelis, Wagner contou como chegou à casa da pastora, de sua convivência com Anderson de Carmo - que inicialmente era filho afetivo da ex-parlamentar -, e como ele foi alçado ao posto de namorado da pastora com 16, 17 anos.
Depois, Wagner - que também era conhecido como Misael no núcleo familiar da pastora -, falou sobre alguns rituais que presenciou na casa, inclusive da renomeação dos seus membros.
O segundo dia de julgamento também foi marcado por alguns atendimentos médicos. Na parte da manhã, Simone dos Santos, ré e filha biológica de Flordelis, pediu medicação para dor de cabeça.
Na parte da tarde, pouco depois do início do depoimento de Wagner Pimenta, Flordelis deixou o plenário para atendimento médico.
A ex-deputada teve um mal-estar, vomitou, mas conseguiu voltar a para o fim do depoimento.
Ao fim da sessão, o advogado de Flordelis comentou o episódio (💥️) e disse que mesmo não estando bem, ela fez questão de voltar: "Ela não quis parecer que estava fugindo", disse Rodrigo Faucz.
Ele também disse estar ansioso para o início dos depoimentos das testemunhas de defesa, o que acredita que deve começar nesta quarta-feira (9).
"Vamos poder ouvir o outro lado também", disse ele acrescentando que se todos se ativerem às provas técnicas, seus clientes seriam inocentados.
O que você está lendo é [Julgamento de Flordelis entra no 3° dia sem previsão de quando sairá a sentença].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments