‘Falta de vergonha na cara, só isso’, diz morador de Petrópolis sobre motivo de estar com dose contra Covid atrasada
A circulação de uma nova sub variante do coronavírus em Petrópolis provocou fila nesta quarta-feira (10) no Centro de Saúde, qque fica no Centro Histórico da cidade na Região Serrana do Rio. A maioria dos pacientes estava com doses de reforço atrasadas.
Um dos moradores que estava aguardando na fila revelou, de forma descontraída, o motivo do atraso para tomar a dose.
Um outro morador que também foi se vacinar disse que não tomou a dose de reforço por causa da correria do dia a dia, e acabou deixando pra depois. Mas foi à unidade de saúde nesta quinta para atualizar a caderneta de vacinação.
1 de 1 Fila se formou na manhã desta quinta-feira (10) no Centro de Saúde de Petrópolis para vacinação com dose de reforço contra Covid-19 — Foto: Carlos Miranda/Inter TVFila se formou na manhã desta quinta-feira (10) no Centro de Saúde de Petrópolis para vacinação com dose de reforço contra Covid-19 — Foto: Carlos Miranda/Inter TV
Até às 10h45 desta quinta, já tinham sido aplicadas 65 doses contra a Covid-19. No dia anterior foram aplicadas 212 doses somente no Centro de Saúde.
Segundo a Prefeitura de Petrópolis, a busca pelo imunizante teve um aumento 349% nos últimos dias. O município já reforçou ao Governo do Estado a necessidade do envio de mais lotes da vacina com o objetivo de garantir o atendimento da população. O comitê científico da cidade vai se reunir na próxima semana para avaliar o novo quadro epidemiológico.
Para a próxima semana, é esperada a entrega pela Coordenação Geral de Armazenagem de 2.408 doses das vacinas Pfizer adulto e AstraZeneca. Porém, existe a preocupação de desabastecimento, já que a expectativa é de que os novos lotes só cheguem ao município após o feriado do dia 15 de novembro. O estoque atual é de pouco mais de mil doses. A maior parte, inclusive, já foi distribuída entre os sete postos de imunização contra a covid-19 do município.
Em setembro foram confirmadas 3 mortes relacionadas à covid-19 e outras duas estão sob análise da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da pandemia foram registrados 1728 óbitos relacionados a doença na cidade.
Os números, no entanto, mostram que a vacina é a maior aliada na proteção contra o coronavírus. Em 2022 já foram registrados mais de 38 mil casos de covid-19 em Petrópolis, número bem maior que em todo o ano passado, quando foram registrados 33.470 casos confirmados. Apesar do número alto de casos, o número de mortes pela doença caiu de 1157 em 2023 para 140 mortes em 2022, uma redução na taxa de mortalidade de 3,77% para 0,46%.
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, lembrou que a cobertura vacinal, levando em consideração todo o esquema, ou seja, a aplicação das quatro doses é robusta e continua avançando. "Porém, com o objetivo de ampliar ainda mais esse alcance, temos realizado vacinações itinerantes, levando os imunizantes até as comunidades e escolas e estamos desenvolvendo uma busca ativa das pessoas, principalmente idosos, que ainda não completaram o ciclo”, explica.
As testagens continuam disponíveis pela rede de saúde. “Todos os PSFs e UBSs da cidade, assim como as unidades de emergência, como as UPAs e Pronto Socorros permanecem realizando os exames de pacientes, sintomáticos ou não, assim como o Centro de Saúde e Hospital Alcides Carneiro. Estamos acompanhando as oscilações no número de casos e, se for necessário, iremos fazer as devidas ampliações”, completa o secretário de Saúde.
A recomendação da Prefeitura é para que as pessoas mantenham o distanciamento social, uso de álcool em gel e de máscaras em ambientes fechados. A obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção para o acesso a setores de urgência, emergência, enfermagem e internação, está mantida e se aplica a funcionários, pacientes e acompanhantes.
Os testes para detecção da covid-19 continuam disponíveis nas seguintes unidades:
• Sintomáticos devem se dirigir para uma das três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro do Alto da Serra, Hospital Alcides Carneiro e HMNSE.
• Unidades da Estratégia Saúde da Família, como os PSFs, os testes são realizados mediante agendamento prévio.
Postos de vacinação covid-19
• Centro de Saúde Coletiva (adulto e pediátrico)
Segunda e quarta – 8h30 às 19h30
Terça, quinta e sexta – 8h às 16h30
• Centro de Saúde do Itamarati (adulto e pediátrico)
Quarta e sexta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira – 8h30 às 16h30
• UBS Quitandinha e UBS Itaipava (adulto e pediátrico)
Terça e quinta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira – 8h30 às 16h30
• PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)
Segunda a sexta – 8h às 16h
• UBS Morin (adulto)
Segunda a sexta – 8h às 16h
💥️Vacinação aos sábados – 8h30 às 16h30
💥️Vacinação itinerante – 9h às 15h
💥️09/11 – PSF Amazonas💥️10/11 – Comunidade Oswaldo Cruz (Rua Nossa Senhora Aparecida, n°01, Valparaíso)💥️11/11 – Comunidade do Alemão (Rua Dr. Hans Bistrischan, 661, Retiro)
O que você está lendo é [‘Falta de vergonha na cara, só isso’, diz morador de Petrópolis sobre motivo de estar com dose contra Covid atrasada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments