Morador da Maré morre baleado em ação da PM; homem apontado como suspeito foi morto
Uma ação da Polícia Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, na quinta-feira (10), acabou com dois moradores baleados e um deles morreu. Um homem, apontado como suspeito pela polícia, também foi morto.
O policiamento foi reforçado na manhã desta sexta-feira (11). A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) ouviu os agentes que participaram da operação, e as armas foram apreendidas para exame pericial. Segundo a Polícia Civil, diligências são realizadas para esclarecer os fatos.
A operação começou após criminosos cercarem um caminhão de carga na Avenida Brasil e sequestrarem o motorista. Ele foi levado para a Favela Nova Holanda. A empresa, dona do veículo, acionou a PM, que informou que fez uma operação de emergência para resgatar a vítima.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os agentes foram atacados com tiros no momento que entraram na Maré.
No mesmo momento, acontecia a gravação de um clipe do MC Poze do Rodo, que reunia crianças em uma quadra local. Mães tiveram que correr com os filhos.
1 de 2 Crianças correram quando os tiros começaram na Maré — Foto: Reprodução/ TV GloboCrianças correram quando os tiros começaram na Maré — Foto: Reprodução/ TV Globo
"Os policiais estavam na esquina da rua, apontando fuzil, e estavam mandando bala. Saiu um monte de tiros, várias rajadas. Estava no mercado querendo ir embora pra casa, não consegui. Tinha gente até chorando na rua, com medo, com os filhos na rua, com medo de pegar uma bala perdida no filho. Não dá pra ficar na rua não, cara. Se ficar na rua eles matam e fica por isso mesmo. Para transitar na Maré está complicado. Quase todo dia está saindo tiro", disse um morador.
Os moradores ajudaram a socorrer um idoso de 76 anos que estava sentado em um bar e foi atingido por um tiro no peito. Ele foi identificado como Antônio Piragir de Souza e chegou a ser atendido no Hospital Federal de Bonsucesso, também na Zona Norte do Rio, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
Além de Antônio, outro homem morreu. De acordo com a polícia, era um suspeito que estava com um fuzil durante a troca de tiros. Rainer Martins de Moraes, de 31 anos, era conhecido como Branquinho ou Cuiabá, e era fugitivo do Estado do Mato Grosso.
2 de 2 Morador foi ferido com tiro na Maré, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/ TV GloboMorador foi ferido com tiro na Maré, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo
A PM divulgou uma imagem de um fuzil, apreendido com Rainer, que já chegou morto ao hospital.
Um adolescente, que foi ferido na perna direita, também foi socorrido no Hospital Federal de Bonsucesso. Ele já teve alta.
A ONG Redes da Maré criticou a operação.
"Nada justifica a maneira como a polícia atua aqui na Maré, não se garante direitos de uns em detrimento dos direitos de outros. O que aconteceu ontem não aconteceria em nenhum outro bairro do Rio de Janeiro que não fosse uma favela. Enquanto organização social, o nosso papel é questionar a maneira como essas operações vem acontecendo", disse Liliane Santos, coordenadora do Eixo de Segurança Pública da Redes da Maré.
A Polícia Militar informou que a operação no Complexo da Maré foi emergencial e motivada pelo sequestro do motorista. A PM disse que a ação aconteceu depois do horário das aulas.
O que você está lendo é [Morador da Maré morre baleado em ação da PM; homem apontado como suspeito foi morto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments