'Estava realizando o sonho de conhecer o Nordeste', diz amigo de turista do RJ que morreu ao cair com quadricicl
O turista do Rio de Janeiro 💥️Jouber Manhães, de 68 anos, que morreu ao cair de uma falésia na Praia de Pipa durante um passeio de quadriciclo, realizava "um sonho" ao visitar pela primeira vez um destino do Nordeste. O acidente aconteceu na quinta (10).
Durante os dias que passou na praia do litoral sul do Rio Grande do Norte, o turista compartilhava com amigos que estava "muito feliz" de vivenciar esse momento com a família. Um desses amigos era Paulo Marcos, que iria encontrá-lo no fim de semana em João Pessoa, na Paraíba, onde mora.
1 de 7 Jouber Manhães, de 68 anos, morreu ao cair de falésia em Pipa — Foto: Divulgação
Jouber Manhães, de 68 anos, morreu ao cair de falésia em Pipa — Foto: Divulgação
Jouber e a família estavam em Pipa, no município de Tibau do Sul, para acompanharem a celebração de um casamento, que acontece no sábado (12). Eles chegaram na quarta-feira (9) e voltariam ao Rio de Janeiro, onde moram, no dia 15.
💥️LEIA TAMBÉM
Em uma das mensagens enviadas por Jouber para o amigo Paulo, o empresário dizia que estava "muito tranquilo e muito feliz de estar com a família toda conhecendo essa coisa maravilhosa" e citava os dias em Pipa como "qualidade de vida". Ele ainda brincava com o amigo dizendo: "vou vir para cá".
O amigo Paulo Marcos cobrou uma melhor sinalização no trecho onde aconteceu o acidente.
"Ter mais atenção ali, ter medidas de precaução. Todo mundo aqui dentro, todos os policiais, todo mundo está dizendo: não tem uma cerca, não tem um aviso, não tem nada. Aconteceu essa fatalidade, sem culpar ninguém, mas precisa ter uma atenção ali, pros turistas virem. Hoje tem uma família chorando", disse.
"O que a gente pede é isso para que outras famílias não sofram essa dor que nós estamos sofrendo, de perder um ente querido. Fiscalização é o que a gente pede".
2 de 7 Acidente aconteceu em um trecho conhecido como Chapadão, em Pipa — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV CabugiAcidente aconteceu em um trecho conhecido como Chapadão, em Pipa — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Segundo o amigo, a família contou que Jouber estava seguindo o guia, quando ele parou para mostrar a paisagem e o turista precisou desviar. "Ele era o primeiro, ele desviou, deve ter se apavorado ali com alguma coisa, aí uma das rodas caiu", relatou.
O fotógrafo Cláudio Leandro Teixeira presenciou o acidente do empresário. Segundo ele, o acidente aconteceu quando o turista tentava voltar após ultrapassar o guia que levava o grupo, no qual estavam a mulher e os dois filhos dele.
3 de 7 Trecho onde o turista do RJ caiu de quadriciclo e morreu em Pipa — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV CabugiTrecho onde o turista do RJ caiu de quadriciclo e morreu em Pipa — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
"Era a primeira parada do passeio, para o pessoal tirar foto. O guia parou distante da falésia. Eles param, orientam o pessoal a parar, tirar o capacete, e posicionam o quadriciclo para tirar foto. Só que em algum momento o rapaz desviou do guia, passou e o guia pediu pra ele retornar. Ele foi retornar, só que ao contrário, ao invés de fazer pra direita, fez pra esquerda. E assim acabou caindo na falésia", contou.
Logo após a queda, o fotógrafo correu para tentar socorrer o turista. "Na verdade o pessoal ficou sem reação de saber o que fazer. Eu fui o primeiro a descer. Quando eu cheguei lá, eu abri o capacete, que estava sufocando. E logo depois o filho conseguiu chegar lá em baixo", contou.
'"Em nenhum momento, ele conseguia dar nenhuma palavra. Só estava respirando mesmo. Nenhum movimento ele fazia, nem com o dedo".
Ele contou que o filho retirou o capacete do pai e em seguida o empresário teve uma parada cardiorrespiratória. "Ele teve uma parada de 1 minuto e meio mais ou menos. O filho conseguiu reanimá-lo novamente e ele retornou. Logo após, uns 20 minutos depois, ele não retornou mais".
4 de 7 Jouber Manhães tinha 68 anos de idade — Foto: DivulgaçãoJouber Manhães tinha 68 anos de idade — Foto: Divulgação
O empresário Jouber Manhães, de 68 anos, turista do Rio de Janeiro, morreu na tarde de quinta-feira (10) depois de cair de uma falésia na Praia de Pipa durante um passeio de quadriciclo. O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido como Chapadão.
5 de 7 Acidente aconteceu no Chapadão de Pipa no fim da tarde desta quinta-feira (10) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV CabugiAcidente aconteceu no Chapadão de Pipa no fim da tarde desta quinta-feira (10) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar, o idoso estava sozinho no veículo. Testemunhas relataram que o homem perdeu o controle do quadriciclo, que acelerou em direção à borda da falésia e em seguida caiu.
6 de 7 Acidente aconteceu no Chapadão de Pipa — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV CabugiAcidente aconteceu no Chapadão de Pipa — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Pessoas logo se aproximaram para tentar auxiliar no resgate, mas não conseguiam acesso ao homem. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgate do corpo.
As falésias da Praia de Pipa chegam a altura de até 40 metros.
7 de 7 Acidente aconteceu no CHapadão da Praia de Pipa no fim desta tarde de quinta — Foto: DivulgaçãoAcidente aconteceu no CHapadão da Praia de Pipa no fim desta tarde de quinta — Foto: Divulgação
Esse não é o primeiro acidente que ocorre no trecho conhecido como Chapadão, na Praia de Pipa. Em setembro de 2023, uma turista grávida e o namorado perderam o controle do quadriciclo e caíram do Chapadão. Os dois foram resgatados conscientes.
Em novembro de 2023, um turista de Fortaleza, de 19 anos, também despencou de uma altura de 30 metros do Chapadão com um quadriciclo. Ele teve fraturas no fêmur e na coluna, passando por cirurgias após ser socorrido.
Após o acidente de 2023, a prefeitura de Tibau do Sul sancionou um lei que regulamentou o uso de quadricilos na Praia de Pipa.
A lei prevê obrigatoriedade de medidas de segurança, como guia nos passeios, uso de equipamentos de segurança, como capacete, idade máxima dos veículos de cinco anos e necessidade de contratação de seguro de acidentes pessoais de passageiros pelas empresas que exploram os passeios. A lei também limita a duas pessoas o uso do quadriciclo e proíba crianças abaixo de 7 anos de andarem. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h.
O que você está lendo é ['Estava realizando o sonho de conhecer o Nordeste', diz amigo de turista do RJ que morreu ao cair com quadricicl].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments