1ª prova do Enem 2022 é aplicada para 37,4 mil candidatos da região de Campinas; veja orientações

Enem 2023: estudante exibe caderno de prova do 1º dia — Foto: Érico Andrade/g1 1 de 1 Enem 2023: estudante exibe caderno de prova do 1º dia — Foto: Érico Andrade/g1

Enem 2023: estudante exibe caderno de prova do 1º dia — Foto: Érico Andrade/g1

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, deve ser realizada por💥 37,4 mil candidatos na região de Campinas (SP) neste domingo (13), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os portões das escolas abrem às 12h, fecham às 13h e a aplicação começa às 13h30. A duração é de 5h30.

Os dados do Inep consideram os 19 municípios da região onde serão feitas as avaliações neste domingo e em 20 de novembro. Entre os inscritos, 💥️1,7 mil optaram pela modalidade digital, disponível em Americana, Campinas, Indaiatuba e Jaguariúna. 💥️Veja abaixo detalhes sobre as provas.

A categoria impressa reúne 💥️35,6 mil, dos quais 💥️37,3% do total estão em Campinas.

O total de candidatos do Enem 2022 aumentou 💥️9,7% no comparativo com a edição anterior, informou o Inep. O total, porém, segue distante da faixa verificada no período pré-pandemia, o que foi analisado por uma especialista ouvida pelo 💥️g1 como um dos reflexos da crise econômica do país.

O primeiro dia tem 💥️45 questões de linguagens, 💥️45 de ciências humanas e redação.

Já a segunda prova reúne 💥️45 questões de matemática e 💥️45 de ciências da natureza. O esquema de abertura das escolas é o mesmo, porém, o exame precisa ser finalizado no período de 5h.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

💥️Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal - capturas de tela serão inválidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

A partir das 13h é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

Em julho, quando o número de inscritos foi divulgado, a professora da Faculdade de Educação da Unicamp Dirce Zan, integrante do Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade, avaliou que o resultado refletiu o agravamento da crise econômica do país atrelada à pandemia da Covid-19.

As dificuldades também se refletem em outros processos seletivos. No vestibular 2023 da Unicamp, a quantidade de candidatos oriundos da rede pública que solicitou isenção na taxa do exame diminuiu, no comparativo com a edição anterior, segundo a comissão organizadora (Comvest). Veja detalhes.

Procurado pelo 💥️g1 à época, o Inep não apresentou posicionamento sobre a variação de inscritos na região e as considerações feitas pela especialista da Unicamp até esta publicação.

A Secretaria da Educação do estado, em nota, avaliou que a evasão percebida no Enem e na procura do vestibular de instituições do ensino superior público é um reflexo observado em todo país, por conta da Covid-19. A pasta alegou, por meio de assessoria, que desenvolve desde 2023 programas de apoio à recuperação da aprendizagem, e mencionou estratégias aplicadas no período mais restritivo da crise.

O que você está lendo é [1ª prova do Enem 2022 é aplicada para 37,4 mil candidatos da região de Campinas; veja orientações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...