Aos 42 anos, candidata faz Enem para psicologia após perdas familiares para a depressão
Domingas Maria Silva Pires candidata do Enem 2022 em Teresina faz prova para psicologia — Foto: Mayara Valença/g1 PI
Aos 42 anos, Domingas Ferreira da Silva Pires, está fazendo seu primeiro Enem. Ela contou que a decisão por cursar psicologia, área para a qual deseja concorrer, veio de experiência familiar com ansiedade e depressão.
A dona de casa, mãe de uma filha de 13 anos, disse que teve total apoio em casa. "Meu marido preparou tudo para que eu pudesse fazer", comemorou.
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
Domingas afirma que está curiosa e um pouco ansiosa para o exame.
"Vai ser uma oportunidade de testar meu conhecimento para encarar uma faculdade. Não pude estudar muito, vou fazer a prova pela fé", concluiu.
O Piauí tem 83.308 pessoas aptas a fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Destes, 82.362 farão a versão impressa e 946, a versão digital do Exame. No país todo, são quase 3,4 milhões de candidatos.
O balanço do perfil dos candidatos aponta que a maioria, no Piauí, é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio.
O número de inscrições confirmadas representa um aumento de 13,9% em comparação com 2023, quando 73.155 pessoas estiveram aptas a fazer o exame no estado. Apesar do avanço, a quantidade permanece distante do que era antes da pandemia. A nível nacional, este será o segundo "menor" Enem desde 2007.
Do total, 38.427 estão cursando a última série do ensino médio - destes, apenas 24.461 devem concluir este ano. Outros 43.542 concluíram o ensino médio e 393 não concluíram o ensino médio e nem estão cursando.
Apenas 29.329, o que equivale a aproximadamente 36%, candidatos inscritos no Piauí pagaram taxa de inscrição para o Enem. Tiveram inscrição gratuita 20.931 pessoas e 32.102 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.
💥️📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí💥️
📲 Acompanhe o g1 Piauí no💥️ 💥️Facebook,💥️ no💥️ 💥️Instagram 💥️e no 💥️Twitter
O que você está lendo é [Aos 42 anos, candidata faz Enem para psicologia após perdas familiares para a depressão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments