Enem 2022: professores avaliam como 'relevante' o tema da redação sobre comunidades e povos tradicionais no Bras
Movimentação de candidatos do Enem em Ribeirão Preto — Foto: Érico Andrade/g1
Professores de cursinho ouvidos pelo 💥️g1 neste domingo (13) consideraram "relevante" e "a cara do Enem" o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que foi 💥️"💥️Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil💥️", e dão dicas de como abordar o assunto.
YouTube e no TikTok💥️GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2022: Anglo fará a correção das questões do 1º dia💥️COBERTURA EM TEMPO REAL - acompanhe por aqui💥️GALERA DE FOTOS - veja galeria do primeiro dia de exame
A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista.
Para Roberta Panza, professora e autora do Colégio e Sistema pH, o tema desta edição do Enem é 💥️"bem importante para o contexto" brasileiro. Segundo ela, o tema "dialoga muito com o eixo também de meio ambiente, porque fala da valorização das comunidades e dos povos tradicionais". Ela pondera ainda que o assunto é bem relevante e universal e faz refletir sobre cultura e sociedade.
Na avaliação de Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, esse tema "é a cara do Enem. "É um problema de ordem social que, portanto, vai levar o aluno a pensar em uma proposta de intervenção que valorize os direitos humanos e, em especial, os direitos humanos das comunidades e dos povos tradicionais do Brasil", reflete.
A professora do Anglo pondera que, para dar encaminhamentos mais específicos quanto à argumentação, é preciso saber o perfil da coletânea para entender se o recorte é mais cultural ou diz respeito à questão da violência contra estes povos. No entanto, ela destaca que, o fato de o tema já dizer que existem 💥️desafios para que se valorize estas comunidades e povos tradicionais faz com que seja possível pensar em alguns pontos afins deste tema.
Daniela cita ainda a 💥️falta de representatividade política desses grupos. "Tivemos campanhas, agora neste ano de eleição, muito fortes para que se aumentasse a representatividade política destes povos. A gente pode pensar na mentalidade de preconceitos que existem ainda em relação a estas comunidades, à cultura destes povos, e também, claro, não dá para ignorar o agronegócio que, a partir do momento em que se sobrepõe à preservação destes povos, faz com que sejam desvalorizados", opina.
Na avaliação da professora da Stoodi Letícia Flores, esse tema de redação traz para o aluno a oportunidade de refletir a respeito da sua identidade brasileira.
De acordo com ela, a partir do tema proposto o candidato tem que 💥️estruturar a dissertação da seguinte forma:
"Lembrando que o resgate à tradição populares dos povos originários brasileiros também é uma oportunidade do aluno relembrar sua história, reforçar sua identidade brasileira, de fato, e conseguir pensar e agir como cidadão no mundo de hoje", pondera Letícia Flores.
Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso, nota que a proposta retoma um formato que não aparecia desde 2017 quando o tema foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo, destaca que o tema fala de povos indígenas, mas também de outras comunidades que dificilmente são lembradas. "Como os ciganos, os extrativistas, os pescadores, os quilombolas, e tantas outras comunidades que têm um papel importantíssimo de proteção do território e da terra", diz.
A observação da professora de redação da Plataforma AZ de Aprendizagem, Marina Rocha, vai na mesma linha. Ela ressalta que a proposta inclui povos cujas manifestações culturais brasileiras ancestrais 💥️não se organizam de acordo com a lógica urbana e possuem uma característica central que é a 💥️dependência dos recursos naturais para manter a sua cultura.
Wellington Borges Costa, coordenador de redação do Curso Etapa, lembra que o tema aborda aspectos sociais, culturais e ambientais.
"Estamos falando de comunidades, de 💥️organizações sociais diferenciadas. Minorias que se organizam, sobretudo, pelo aspecto cultural. São culturas e comunidades que definem identidades, com religiosidades e ancestralidades diferenciadas. E o aspecto ambiental, principalmente, porque o denominador comum entre essas comunidades tradicionais é, justamente, a parceria com a natureza", avalia.
Na visão de Tatiana Nunes, professora do Colégio Mopi, o tema é amplo pois abraça a geografia, a história, as linguagens, integrando as demais áreas do conhecimento cobradas na prova.
Para Juliana Adolpho, professora de redação das Escolas SEB, o tema proposto reforça o perfil multidisciplinar do Enem. "A partir da frase tema, fica nítida a importância de o aluno abordar as dificuldades pelas quais passam povos tradicionais, como povos indígenas, quilombolas e afins, no sentido de traçar paralelos com a história, com a literatura e geografia, o que mostra mais uma vez a necessidade de conhecimento multidisciplinar para a produção da redação", pondera.
Para Mateus Leme, professor de redação da Oficina do Estudante, a proposta seguiu a tendência histórica da prova de abordar grupos sociais brasileiros. "A presença dessa temática merece destaque porque, historicamente, o Enem evita assuntos polêmicos e debates polarizados, mas não se priva de 💥️dar visibilidade a grupos e minorias por meio da prova de redação, como já ocorreu em outros anos", avalia.
Para Luciano Segura, professor do Curso Intergraus, a proposta é muito atual e trata de um problema pertinente à realidade dos estudantes, além de ser impactante para toda a sociedade.
O professor Ademar Celedônio, da SAS Plataforma de Educação, concorda e reforça a importância dos textos motivadores para entender a real proposta do tema.
Além da redação, os candidatos fazem neste domingo as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem. Antes da prova, a ansiedade gerou diversos memes nas redes sociais.
O que você está lendo é [Enem 2022: professores avaliam como 'relevante' o tema da redação sobre comunidades e povos tradicionais no Bras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments