Candidato deve focar em minorias e precarização de programas na redação do Enem 2022, diz professor

Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: g1 1 de 1 Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: g1

Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: g1

O professor Thiago Moraes avaliou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 sobre os 💥️"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Para ele, a escolha do tema foi oportuna e discute a relação com as minorias.

"O aluno poderia no caso ter culpabilizado o estado no quesito respeito, infraestrutura, precarização de projetos e programas que possam ecoar no quesito multifacetário de respeito a essas minorias. De levar para as futuras gerações as atividades que são protagonizadas pelos quilombolas, pelos índios. Percebemos uma vertente cultural, que infelizmente o estado não tem, embasado como deveria, no seu papel social", pontou.

Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram

Por outro viés, o professor destacou que o aluno poderia abordar o relacionamento social."Por exemplo, como as comunidades são desprestigiadas em razão dos lesivos comportamentos humanos, do desrespeito, da violação, do vilipêndio, sofrem preconceitos, discriminação e isso acaba tornando um processo desafiador para valorizar comunidades e povos que há muito tempo são tradicionais no Brasil. O que a gente percebe é que há muito em razão do período colonial, eles vêm sofrendo e tendo os seus direitos deturpados e não progredindo socialmente", comentou.

No último paragrafo, o professor destacou que o candidato poderia tratar sobre a proposta de intervenção do estado.

"Solicitar por parte do estado público, aliado ao Ministério do Desenvolvimento Social, que ele criasse, aprimorasse alternativas para fomentar a questão da amplitude dessas culturas, dessas minorias, infelizmente, que é um processo desafiador, mas o estado às vezes não protagoniza e elas se tornam um tanto esquecidas por meio de programas contundentes, duradouros e projetos mais abrangedores. A escola e a família, que seriam interventores para os comportamentos humanos, poderiam agir no sentido de minorar as questões dos preconceitos e discriminações, por meio de aulas, projetos, diálogos, transmissão de valorosos aspectos sociais, mostrando que todos devem ser respeitados independentes da sua origem, comunidade. Faz-se importante sempre lembrar o livro 'Raízes do Brasil', de Sérgio Buarque de Holanda, que trata dessa questão, da primária necessidade de valorização de todos os aspectos culturais da sociedade brasileira", concluiu.

💥️📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí💥
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
💥💥️Facebook,💥️ no💥💥️Instagram 💥️e no 💥️Twitter

O que você está lendo é [Candidato deve focar em minorias e precarização de programas na redação do Enem 2022, diz professor].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...