Alckmin anuncia nesta segunda novos nomes do gabinete de transição do governo Lula

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciará na tarde desta segunda-feira (14) os novos nomes das pessoas que irão integrar as equipes técnicas dos grupos do governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula venceu as eleições deste ano para ser o novo presidente do Brasil, por quatro anos, a partir de 2023. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu a disputa nas urnas e não conseguiu se reeleger.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

A equipe de transição está prevista em lei e serve para que seus membros tenham acesso a documentos e informações. As conversas serão feitas com quem compõe atualmente o governo Bolsonaro. Elas vão ajudar o novo governo a saber o que encontrará no ano que vem para preparar os primeiros atos de Lula após a posse, em janeiro.

O ex-governador paulista é o coordenador da transição. O anúncio deverá ocorrer a partir das 15h num evento fechado que contará com a presença da imprensa, na Zona Oeste de São Paulo.

Lula viajou na manhã desta segunda para o Egito, onde participará da COP 27 sobre a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele deixou sua residência na capital paulista e pegou um avião no Aeroporto Internacional em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A equipe de transição de Lula foi dividida em 31 áreas temáticas. O presidente eleito tem o direito de nomear 50 cargos remunerados para a transição e de contar com trabalho de voluntários.

Alguns dos grupos técnicos já tiveram sua composição publicada no Diário Oficial da União. Também integra o gabinete de transição os grupos de coordenação Executiva, Articulação Política, Grupos Técnicos e Organização da Posse. E mais um Conselho Político.

Segundo o 💥️blog da jornalista Andreia Sadi, Alckmin convidou os médicos Ludhmila Hajjar, Miguel Srougi e Roberto Kalil para integrar a equipe de transição do governo na área da saúde. Os três são professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Veja a lista dos novos nomes da equipe de transição que já foram anunciados. Eles não necessariamente continuarão no novo governo, mas um ou outro nome poderá assumir algum ministério ou secretaria:

💥️Assistência social

💥️Cidades e Habitação

💥️Comunicações

💥️Desenvolvimento Regional

💥️Direitos Humanos

💥️Economia

💥️Educação

💥️Igualdade Racial

💥️Indústria, Comércio e Serviços

💥️Pequenas Empresas

💥️Mulheres

💥️Planejamento, Orçamento e Gestão

O gabinete de transição faz um diagnóstico da situação da administração federal e prepara os primeiros atos a serem tomados por Lula após a posse.

💥️Saúde

Webstories

O que você está lendo é [Alckmin anuncia nesta segunda novos nomes do gabinete de transição do governo Lula].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...