Caiu no Enem: saiba o que foi o Hospital da Candelária
Questão sobre o Hospital da Candelária no Enem 2022. O assunto foi abordado entre as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. — Foto: Reprodução
Rondônia foi assunto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 em uma pergunta sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o extinto Hospital da Candelária. Abaixo o g1 explica a História do hospital e qual sua importância para o nascimento do estado.
O ponto de partida é 1907, com o início da construção de uma ferrovia no meio da Amazônia. A intenção do empreendimento era transportar borracha pela estrada de ferro para evitar os trechos encachoeirados do rio Madeira.
A professora doutora, Mara Genecy Centeno Nogueira, na tese "Entre Categas e Mundiças: Territórios e Territorialidades da Morte na Cidade de Porto Velho" explica a ligação entre a ferrovia e o hospital.
O Hospital da Candelária foi montado entre os municípios de Santo Antônio e Porto Velho, para acomodar os primeiros doentes que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Nesta época morria-se, principalmente, por disenteria, malária e outras doenças tropicais.
A professora Mara cita em sua pesquisa que o nome do hospital faz referência a Nossa Senhora das Candeias e que o local onde ele foi construído aparenta ter sido estratégico.
A foto abaixo, datada de 1909, mostra a unidade de saúde após sua conclusão.
2 de 4 Instalações do Hospital da Candelária no ano de 1909, em Porto Velho — Foto: Dana Merrill/ Acervo Antônio CândidoInstalações do Hospital da Candelária no ano de 1909, em Porto Velho — Foto: Dana Merrill/ Acervo Antônio Cândido
"O Hospital da Candelária ao ser concluído tornou-se o mais moderno da região e foi bastante elogiado pelo médico Oswaldo Cruz durante a sua visita de inspeção sanitária a Santo Antônio e a Porto Velho. As instalações do hospital chamavam atenção de todos que o visitavam em decorrência das suas dependências arejadas e algumas teladas, pelo equipamento moderno, pela condição de assepsia", consta na tese de Centeno.
Outro ponto que chama atenção é a proximidade do hospital com um cemitério, que também levava o nome de Candelária. A distância era de aproximadamente 500 metros, como mostra a planta abaixo.
3 de 4 Esquema de localização do Hospital e Cemitério da Candelária em 1909 — Foto: Mara Centeno/Acervo pessoalEsquema de localização do Hospital e Cemitério da Candelária em 1909 — Foto: Mara Centeno/Acervo pessoal
Outro detalhe, apontado pela tese da historiadora, é a distribuição dos túmulos, que mostram que os corpos eram enterrados com os pés voltados para os trilhos e não para o portão que ligava o cemitério ao hospital.
"Talvez quisessem enaltecer o poder simbólico da ferrovia. Apontar o caminho para libertação da alma, já que os trilhos remetem à ideia de movimento", diz Mara.
4 de 4 Estudantes com caderno de questões em mãos após a prova — Foto: Igor do Vale/g1
Estudantes com caderno de questões em mãos após a prova — Foto: Igor do Vale/g1
O primeiro dia do Enem 2022, realizado no domingo (13), trouxe 90 questões de múltipla escolha de provas de linguagens, ciências humanas, além da redação.
O tema da redação deste ano foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" e também tem ligação com a Amazônia. Professores ouvidos pelo g1 consideraram o tema "relevante" e "a cara do Enem".
O segundo dia de provas acontece no próximo domingo (20) simultaneamente em todo o país.
O que você está lendo é [Caiu no Enem: saiba o que foi o Hospital da Candelária].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments