Exposição gratuita celebra centenário de Darcy Ribeiro no Sesc 24 de Maio, no Centro de SP

Exposição em São Paulo celebra centenário do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro — Foto: Bob Wolfenson / Fundação Darcy Ribeiro 1 de 3 Exposição em São Paulo celebra centenário do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro — Foto: Bob Wolfenson / Fundação Darcy Ribeiro

Exposição em São Paulo celebra centenário do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro — Foto: Bob Wolfenson / Fundação Darcy Ribeiro

O Sesc 24 de Maio, no Centro da capital paulista, celebra o centenário do antropólogo, etimólogo, educador, escritor e político 💥️Darcy Ribeiro com uma exposição a partir desta quinta-feira (17).

Reconhecido como homem que aliava pensamento a ação, Darcy se destacou na defesa dos povos indígenas, na militância a favor da educação pública de período integral de qualidade, criou universidades inovadoras, como a Universidade de Brasília e foi escritor de romances e ensaios de antropologia e sociologia, entre os quais se destaca "O Povo Brasileiro" (1995), e de romances, como Maíra (1976), além de atuar em várias frentes políticas.

Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, colaboradora de Darcy Ribeiro por mais de dez anos, a mostra "Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos" propõe um diálogo poético entre uma coleção de objetos e documentos originais da coleção do homenageado, obras de arte contemporânea, fotos e aparatos multimídia, com vídeos diversos e uma grande instalação audiovisual.

A exposição ficará disponível até 25 de junho de 2023, e a 💥️entrada é gratuita.

No vão central do Sesc 24 de Maio, área com pé direito mais alto, os visitantes poderão realizar uma experiência audiovisual imersiva, projetada em 360º, que apresenta uma leitura poética do , cerimônia fúnebre póstuma ocorrida em homenagem a Darcy Ribeiro na reserva indígena do Xingu em 2012.

Já no espaço expositivo, a potência da reflexão e da obra de Ribeiro será apresentada a partir de quatro facetas que traduzem o seu legado: o antropólogo, o educador, o político e o ensaísta e pensador do Brasil. Esses núcleos serão compostos de fotografias, objetos, documentos, vídeos, plumárias indígenas coletadas por ele, obras literárias, cartas originais inéditas e uma linha do tempo ilustrada.

Darcy Ribeiro entre indígenas Urubu-Ka’apor, sem data — Foto: Fundação Darcy Ribeiro 2 de 3 Darcy Ribeiro entre indígenas Urubu-Ka’apor, sem data — Foto: Fundação Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro entre indígenas Urubu-Ka’apor, sem data — Foto: Fundação Darcy Ribeiro

Segundo os organizadores, a identidade visual, trabalhada a partir do conceito de constelação, explora imagens de intelectuais e artistas que influenciaram a trajetória de Darcy Ribeiro.

💥️"Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos"

'Por que o Brasil não deu certo? Por que perdemos?' foram as perguntas feitas por Darcy ao escrever 'O Povo Brasileiro' — Foto: Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) 3 de 3 'Por que o Brasil não deu certo? Por que perdemos?' foram as perguntas feitas por Darcy ao escrever 'O Povo Brasileiro' — Foto: Fundação Darcy Ribeiro (Fundar)

'Por que o Brasil não deu certo? Por que perdemos?' foram as perguntas feitas por Darcy ao escrever 'O Povo Brasileiro' — Foto: Fundação Darcy Ribeiro (Fundar)

O que você está lendo é [Exposição gratuita celebra centenário de Darcy Ribeiro no Sesc 24 de Maio, no Centro de SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...