Covid: Hemocentro de Ribeirão Preto diz que identificou paciente com subvariante da ômicron até então não encontrada no Brasil

Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Arquivo Cedoc/EPTV 1 de 2 Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Arquivo Cedoc/EPTV

Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Arquivo Cedoc/EPTV

O diretor do Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), Rodrigo Calado, confirmou a identificação de uma paciente da cidade infectada com uma variante da Covid-19 até então considerada inédita no Brasil.

Segundo ele, trata-se de uma contaminação pela linhagem 💥️CK.2.1.1, uma subvariante da ômicron encontrada apenas nos Estados Unidos e em países da Europa, como Alemanha, Dinamarca, Espanha e Áustria.

O diagnóstico foi confirmado por meio de um sequenciamento amostral de pacientes atendidos pelas unidades da saúde da cidade.

De acordo com o representante do Hemocentro, ainda não havia confirmação de casos graves causados por essas subvariantes em Ribeirão Preto.

💥️LEIA TAMBÉM

Em relação à linhagem CK.2.1.1, o diretor afirmou que submeteu os dados para o registro na segunda-feira (14), mas que são necessários alguns dias para validação.

Em nota divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (17), o Instituto Butantan confirmou a identificação dessa subvariante, entre as novas encontradas no estado de São Paulo.

A Fiocruz também disse que não há registro dessa variante nos bancos de dados do Brasil.

Além dela, o Butatan confirmou o diagnóstico de um paciente de São Paulo com a subvariante 💥️XBB.1, com evidências preliminares de maior risco de reinfecção, mas até então considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de monitoramento (VUM).

"É uma recombinante entre as sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75 e já foi detectada em outros 35 países, tendo até o momento no Gisaid 2.025 sequências depositadas. Segundo a OMS, existem evidências preliminares que sugerem que ela pode trazer um risco maior de reinfecção, comparada a outras sublinhagens da ômicron."

BQ.1: variante da ômicron foi descoberta no Brasil — Foto: BBC - NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS 2 de 2 BQ.1: variante da ômicron foi descoberta no Brasil — Foto: BBC - NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS

BQ.1: variante da ômicron foi descoberta no Brasil — Foto: BBC - NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

O que você está lendo é [Covid: Hemocentro de Ribeirão Preto diz que identificou paciente com subvariante da ômicron até então não encontrada no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...