Você viu? Lula na COP 27, PEC da Transição, Copa do Catar, Flordelis condenada, demissões no Twitter e brasileiros no Grammy
Participação de Lula na COP 27, no Egito, é destaque na imprensa internacional. Equipe de transição negocia PEC para tirar Auxílio Brasil e outros benefícios sociais do teto de gastos. Bebida alcoólica banida pelo Catar nos estádios e em seus entornos durante a Copa do Mundo. Ex-deputada Flordelis condenada a 50 anos de prisão. Onda de pedidos de demissão e fechamento de escritórios no Twitter. Os brasileiros premiados no Grammy Latino.
📩 💥️Newsletter: 💥️receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
1 de 4 Lula durante discurso na COP-27 nesta quarta-feira (16). — Foto: Nariman El-Mofty
Lula durante discurso na COP-27 nesta quarta-feira (16). — Foto: Nariman El-Mofty
A participação de Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, no Egito, foi a primeira viagem do petista ao exterior após a vitória contra Jair Bolsonaro nas eleições. O discurso dele foi marcado por críticas ao desmatamento na Amazônia e pelo compromisso com a luta contra as desigualdades sociais e com os países pobres (veja o discurso ponto a ponto).
“Estamos propondo uma aliança mundial pela segurança alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades, com total responsabilidade climática", disse Lula no evento. A imprensa internacional deu destaque ao discurso. O jornal "Washington Post", por exemplo, mencionou a expectativa de que a liderança de Lula possa ajudar a evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. O argentino "La Nación" destacou que ele foi ovacionado e que propôs que a próxima COP, em 2025, ocorra na Amazônia (saiba o que publicaram outros jornais).
Em meio aos anúncios de nomes que entram e saem da equipe de transição do novo governo, o Congresso recebeu nesta semana a proposta de Emenda à Constituição que tira o Bolsa Família e outros benefícios do teto de gastos. A medida abre margem para que R$ 198 bilhões fiquem fora do limite de despesas que a legislação permite ao governo federal. A ideia é que a aprovação do texto pelos parlamentares viabilize o cumprimento de promessas de campanha de Lula sem causar desequilíbrio fiscal.
O mercado financeiro reagiu mal à proposta, com o dólar em forte alta um dia após a apresentação da chamada PEC da Transição. Lula afirmou que não adianta falar em responsabilidade fiscal sem antes pensar na responsabilidade social. O vice eleito, Geraldo Alckmin, disse em entrevista à jornalista Míriam Leitão que a PEC é medida de emergência e o novo governo vai propor, ao longo do mandato, mecanismos para manter as contas equilibradas.
2 de 4 Copo de cerveja sendo servido — Foto: Divulgação
Copo de cerveja sendo servido — Foto: Divulgação
A dois dias da abertura da Copa do Catar, a Fifa anunciou na sexta-feira (18) que os organizadores do Mundial decidiram proibir a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios e nas proximidades das arenas. A comercialização ficará limitada a camarotes e áreas VIPs. No país, muçulmano e conservador, o consumo de álcool já é proibido em locais públicos. Entenda aqui as regras que valerão durante os jogos.
E teve mais polêmica envolvendo o país sede da Copa. Artistas se recusaram a se apresentar lá durante a competição devido ao descumprimento de princípios dos direitos humanos, com desrespeito a mulheres, população LGBTQIA+ e trabalhadores estrangeiros. Para quem não abre mão de acompanhar os jogos, o 💥️g1 preparou um guia de perguntas e respostas sobre o evento.
3 de 4 Flordelis — Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Flordelis — Foto: Brunno Dantas/TJRJ
50 anos e 28 dias de prisão: esta foi a condenação recebida pela ex-deputada federal Flordelis pelo homicídio, em junho de 2023, do pastor Anderson do Carmo, seu então marido. Ela foi condenada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, além de uso de documento falso e associação criminosa armada.
A sentença destacou que o assassinato do pastor, com quem Flordelis viveu por mais de 20 anos, caracteriza uma demonstração explícita de ódio. A decisão que a condenou também apontou que o fato de o crime ter sido praticado na casa onde o casal vivia com os mais de 50 filhos o tornou ainda mais bárbaro. Simone dos Santos Rodrigues, filha de Flordelis, também foi condenada pelo homicídio e recebeu uma pena de 31 anos. A defesa de Flordelis já entrou com recurso contra a decisão.
4 de 4 Ludmilla e Liniker — Foto: Reprodução
Ludmilla e Liniker — Foto: Reprodução
O primeiro prêmio dado a uma mulher trans brasileira, Ludmilla premiada e Anitta de mãos vazias, álbum do ano para a espanhola Rosalía: esses são alguns dos destaques do Grammy Latino, uma das principais pemiações internacionais de música. Na lista de brasileiros contemplados, além de Ludmilla, que venceu na categoria álgum de samba/pagode, estão Liniker, Marisa Monte, Erasmo Carlos, Bala Desejo, Chitãozinho & Xororó e o bandolinista Hamilton de Holanda. Veja a lista completa de indicados e premiados em 53 categorias.
Três semanas após o bilionário Elon Musk assumir o comando do Twitter, a plataforma passa por um período turbulento. Demissões em massa, saída de anunciantes e fechamento temporário de escritórios fazem parte desse enredo. Musk também encerrou o período de home office dos funcionários da empresa e chegou a exigir que eles se comprometam com “longas horas de trabalho em alta intensidade” ou deixem a empresa.
"As melhores pessoas vão ficar, então não estou super preocupado", publicou o bilionário em seu perfil na rede, que vem sendo usada por ele nas últimas semanas para postar memes e frases ironizando a situação. Veja aqui a cronologia das últimas mudanças feitas por Musk na plataforma.
💥️GUIA: Conheça alternativas ao Twitter
O que você está lendo é [Você viu? Lula na COP 27, PEC da Transição, Copa do Catar, Flordelis condenada, demissões no Twitter e brasileiros no Grammy].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments