Empreendedores negros sofrem mais com dívidas do que brancos, diz pesquisa
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/o/XAy9LZThAUNDQKPIoazQ/maquininha-de-cartao-mcajr-170920201944.jpg)
Dívidas atingem mais empreendedores negros do que brancos, diz pesquisa — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os empreendedores negros enfrentam maiores dificuldades financeiras e sofrem mais com o endividamento na comparação com os brancos. É o que mostra o estudo “#CoisaDePreto: Uma pesquisa sobre a real jornada dos afroempreendedores brasileiros”, divulgado pelo Google.
De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados negros têm entre 60% e 90% do faturamento de seus negócios comprometidos com dívidas. Já a porcentagem de brancos com a mesma parcela comprometida é bem menor, de 14%.
A diferença é maior se considerados os que começaram o negócio há menos de 6 meses: 17% dos negros têm 100% do faturamento comprometido com dívidas, enquanto a porcentagem entre brancos é de 9%.
💥️LEIA TAMBÉM:
Quando observada a parcela de empreendedores com menos de 10% do orçamento comprometido, os brancos são maioria: 26%, frente a 19% no caso dos negros.
A gerente de marketing para pequenas e médias empresas no Google Brasil e fundadora do AfroGooglers, Christiane Silva Pinto, aponta o racismo estrutural como um dos principais causadores desse cenário. Segundo ela, a população negra tende a entrar no empreendedorismo por necessidade.
2 de 2
Christiane Silva Pinto, gerente de marketing para pequenas e médias empresas no Google Brasil — Foto: Divulgação/Google for Startups
Christiane Silva Pinto, gerente de marketing para pequenas e médias empresas no Google Brasil — Foto: Divulgação/Google for Startups
De acordo com o estudo, a desigualdade financeira também se reflete nos planos para o negócio. Enquanto 40% dos negros classificam como um dos principais desafios as contas a pagar e outros 28% conseguir um financiamento, entre os brancos as proporções são de 31% e 21%, respectivamente.
A pesquisa também indica que, de forma geral, os empreendedores estão esperançosos e otimistas com a recuperação econômica, apesar dos desafios vividos durante o pico da pandemia. Ao todo, 73% dos entrevistados negros e 74% dos brancos acham que seus negócios vão crescer nos próximos meses.
"É importante reforçar que o empreendedorismo não livra o empreendedor negro do racismo: tendo crédito negado, ou há casos, inclusive, que donos de negócio negros têm dificuldade de serem reconhecidos como 'donos' em espaços como feiras de venda, por exemplo", diz Christiane.
O estudo, encomendado pelo Google às empresas de pesquisa de mercado Offerwise e Box 1824, foi dividido em etapas qualitativa e quantitativa, e entrevistou 1.000 empreendedores de todo o Brasil, sendo 500 brancos e 500 negros (somando pretos e pardos que se identificam como afrodescendentes). O período de entrevistas foi de julho a outubro de 2022.
💥️Confira dicas da especialista Christiane Silva Pinto para o afroempreendedor:
O que você está lendo é [Empreendedores negros sofrem mais com dívidas do que brancos, diz pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments