De onde vem o que eu como: tilápia carrega filhotes na boca, passa por reversão sexual e ajuda vítimas de queimaduras

Leve, saborosa e nutritiva, a tilápia é conhecida pela sua versatilidade nos pratos. Além de ganhar o paladar dos consumidores, o mercado está aquecido e não é história de pescador.

Compartilhe essa notícia no WhatsAppCompartilhe essa notícia no Telegram

A espécie lidera a lista de peixes de água doce mais comercializados e criados no país — a produção chegou a 530 mil toneladas em 2023.

💥️No vídeo acima, você aprende por que a tilápia carrega os ovos na boca e passa por reversão sexual, processo que irá garantir que os seus filhotes sejam do sexo masculino e atinjam com mais rapidez o peso ideal para o abate. E que a pele deste peixe é usada no tratamento de vítimas de queimaduras.

Ovos ficam protegidos na boca da fêmea da tilápia — Foto: Jefferson Christofoletti/ Embrapa 1 de 5 Ovos ficam protegidos na boca da fêmea da tilápia — Foto: Jefferson Christofoletti/ Embrapa

Ovos ficam protegidos na boca da fêmea da tilápia — Foto: Jefferson Christofoletti/ Embrapa

A equipe do 💥️g1 foi conhecer de perto um modelo quase artesanal de tilapicultura e mostra como os saberes tradicionais quilombolas do Vale do Ribeira, em Eldorado (SP), influenciam na produção.

O cultivo de tilápia é uma boa fonte de renda tanto para grandes empresas quanto para pequenos piscicultores. O Brasil é o quarto maior produtor mundial do pescado e a espécie mais comum é a tilápia-do-Nilo. Os estados que mais se destacam são Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Despesca de tilápia em fazenda no Vale do Ribeira — Foto: Luiz Franco/ g1 2 de 5 Despesca de tilápia em fazenda no Vale do Ribeira — Foto: Luiz Franco/ g1

Despesca de tilápia em fazenda no Vale do Ribeira — Foto: Luiz Franco/ g1

💥️Créditos do "De onde vem o que eu como":

Retirada dos peixes do taque escavado — Foto: Luiz Franco/ g1 3 de 5 Retirada dos peixes do taque escavado — Foto: Luiz Franco/ g1

Retirada dos peixes do taque escavado — Foto: Luiz Franco/ g1

Tilápia-do-Nilo é a espécie mais cultivada no Brasil — Foto: Luiz Franco/ g1 4 de 5 Tilápia-do-Nilo é a espécie mais cultivada no Brasil — Foto: Luiz Franco/ g1

Tilápia-do-Nilo é a espécie mais cultivada no Brasil — Foto: Luiz Franco/ g1

Preparação de filés de tilápia — Foto: Luiz Franco/ g1 5 de 5 Preparação de filés de tilápia — Foto: Luiz Franco/ g1

Preparação de filés de tilápia — Foto: Luiz Franco/ g1

O que você está lendo é [De onde vem o que eu como: tilápia carrega filhotes na boca, passa por reversão sexual e ajuda vítimas de queimaduras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...