Parlamento Europeu reconhece Rússia como Estado financiador do terrorismo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/j/apdiVTRUeAZC7LWqdYNw/severodonetks-bombardeio.jpg)
Tropas russas disparam projéteis em direção a Severodonetsk, em 24 de maio de 2022. — Foto: Alexander Ermochenko/ Reuters
O Parlamento Europeu decidiu nesta quarta-feira (23) designar a Rússia como Estado financiador do terrorismo, argumentando que os ataques militares de Moscou contra alvos civis, como infraestrutura de energia, hospitais, escolas e abrigos, violam o direito internacional.
A medida é em grande parte simbólica, já que a União Europeia não possui uma estrutura legal para apoiá-la. Ao mesmo tempo, o bloco já impôs sanções sem precedentes à Rússia devido à invasão da Ucrânia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou nas suas redes sociais uma mensagem agradecendo a decisão.
"Eu agradeço o Parlamento Europeu pela decisão de reconhecer a Rússia como Estado financiador do terrorismo e como Estado que utiliza meios de terrorismo. A Rússia deve ser isolada em todos os níveis e responsabilizada para acabar com sua política de terrorismo de longa data na Ucrânia e em todo o mundo", diz a mensagem.
O que você está lendo é [Parlamento Europeu reconhece Rússia como Estado financiador do terrorismo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments