Motoristas que usam o 'Taxi Rio' reclamam do critério de seleção do aplicativo, que beneficiaria inscrições mais
Motoristas com menos tempo de 'Táxi Rio' dizem que app prioriza os mais antigos — Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Os taxistas do Rio de Janeiro que utilizam o aplicativo Táxi.Rio a menos tempo estão reclamando do critério de seleção de corrida da ferramenta criada pela Prefeitura do Rio. Segundo alguns motoristas, o 💥️profissional com número de inscrição mais antigo tem prioridade na disputa pelo passageiro, em relação aos motoristas mais novos.
Uma investigação feita por alguns usuários mostrou que o Táxi.Rio pode trazer prejuízos para motoristas e passageiros. O problema seria causado por uma mudança no funcionamento do aplicativo. 💥️A Prefeitura do Rio nega o problema.
Em um teste feito para o 💥️RJ2, os motoristas que fizeram a denúncia colocaram quatro telefones ligados ao aplicativo para disputar uma corrida específica. De acordo com eles, quanto mais antigo é o registro do motorista no app, maior a chance do taxista ganhar a corrida pedida pelo passageiro.
O teste foi repetido algumas vezes e o motorista com mais tempo de Táxi.Rio ganhou todas as disputas com os profissionais mais novos, independente da distância entre o passageiro e o motorista vencedor.
Os profissionais cobram da prefeitura uma solução para esse problema. Segundo Arthur Miranda, eles querem que o aplicativo volte ao funcionamento normal.
"Você pode estar em cima do endereço do cliente, a pessoa chamando e você não consegue atender. Queremos que volte o que era antes. Uma disputa sadia, todos ganham", comentou Arthur.
De acordo com os taxistas que se sentem prejudicados, a mudança no critério de seleção das corridas mudou em outubro.
"Foi no dia 23 de outubro, foi quando começou esse problema no Táxi-Rio. Eu sou um dos usuários mais novos na prefeitura. Os mais antigos têm prioridade nas corridas e eu como sou novo não consigo", comentou Renato Gomes.
Representantes da categoria procuraram o Iplanrio, a empresa de informática da prefeitura responsável pelo aplicativo Táxi-Rio. Segundo Arthur Miranda, a empresa alegou que eles solucionariam o problema e que o aplicativo teria uma melhora a partir do dia 11 de novembro. Contudo, isso não aconteceu, na visão desses usuários.
Em nota, a Prefeitura do Rio disse que o aplicativo Táxi.Rio está funcionando normalmente. Segundo o município, não houve mudança no critério de seleção de motoristas.
A prefeitura informou que a disputa de corridas utiliza um sistema baseado em regras como geolocalização, taxista sem corridas por mais tempo, trajeto e tempo de chegada até o passageiro.
O que você está lendo é [Motoristas que usam o 'Taxi Rio' reclamam do critério de seleção do aplicativo, que beneficiaria inscrições mais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments