Ponte dos Jesuítas, erguida no Brasil Colônia sobre o Rio Guandu, retorna à forma original

Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio 1 de 3 Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Uma das obras que contam a história do Rio de Janeiro retornou à forma e à beleza originais. A prefeitura entregou neste sábado (26) a reforma da 💥️Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, de pé desde o século 18 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.

Situada na Estrada do Curtume, a Ponte dos Jesuítas foi concebida pelo 💥️padre Pero Fernandes e construída em 1752, mesma época da abertura de uma estrada para interligar a Fazenda de Santa Cruz, que pertencia aos jesuítas, à região de São Cristóvão, então o coração da cidade.

Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio 2 de 3 Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A obra é considerada a primeira obra de engenharia hidráulica do Brasil: a construção tinha a função de regularizar o fluxo do Rio Guandu, por meio de comportas de madeira, promovendo a irrigação natural dos pastos e evitando inundações. Parte da água do Guandu era assim desviada para o Rio Itaguaí via um canal artificial.

A ponte tem cerca de 💥️50 metros de extensão e 💥️6 metros de largura, com 5 vãos para a passagem de água. Sobre ela, tropeiros e pedestres iam e vinham do interior em direção ao Rio de Janeiro.

Assim como os Arcos da Lapa, a Ponte dos Jesuítas é feita em pedra e cal.

Com a canalização do Rio Guandu, a ponte perdeu sua função original, mas se manteve como um dos mais belos e raros monumentos da arquitetura jesuítica no Rio de Janeiro.

Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio 3 de 3 Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz, é reformada — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

O que você está lendo é [Ponte dos Jesuítas, erguida no Brasil Colônia sobre o Rio Guandu, retorna à forma original].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...