Inflação do aluguel: IGP-M fica em -0,56% em novembro

Região dos Jardins, na capital paulista — Foto: ESTADÃO CONTEÚDO 1 de 1 Região dos Jardins, na capital paulista — Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Região dos Jardins, na capital paulista — Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,56% em novembro, no quarto mês seguido de taxa negativa, após recuo de 0,97% em outubro, informou nesta terça-feira (29) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com este resultado, o índice acumula alta de 4,98% no ano e de 5,90% em 12 meses. Em novembro de 2023, o índice teve variação de 0,02% e acumulava alta de 17,89% em 12 meses.

“O IGP-M registrou queda menos intensa nesta apuração. As contribuições para a aceleração da taxa do índice partiram de seus três índices componentes. No índice ao produtor, a soja foi o principal destaque ao registrar alta de 1,25%, ante queda de 0,66% no mês anterior. No IPC, a principal contribuição para a aceleração do índice partiu da gasolina, cuja taxa passou de -3,74% para 1,58%. Por fim, no âmbito da construção, a pressão para a aceleração do índice partiu da mão de obra, cuja taxa avançou de 0,31% para 0,53%”, afirma André Braz, coordenador dos Índices de Preços.

O IGP-M é conhecido como 'inflação do aluguel' por servir de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da variação dos preços ao consumidor, o índice também acompanha o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Veja abaixo os três componentes e como cada um influenciou o indicador:

Webstories

O que você está lendo é [Inflação do aluguel: IGP-M fica em -0,56% em novembro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...