Adolescente que ajudou pai em tentativa de homicídio de mulher trans, em Niterói, é detido na Baixada
Nycole mostra onde o tiro entrou — Foto: Reprodução/TV Globo
Agentes da 76ª DP (Niterói) apreenderam, nesta terça-feira (29), um menor de 17 anos pela prática de ato infracional análogo aos delitos de homicídio qualificado na forma tentada contra Nycole da Silva Pinto, mulher trans de 26 anos, que foi vítima de tentativa de homicídio por conta de sua orientação sexual e em decorrência de religião - a umbanda .
Ela havia prestado depoimento na quinta-feira (24), na 76ª DP (Niterói), e reconheceu os agressores. O crime aconteceu na última segunda-feira (21) a Praça São João, no Centro de Niterói.
O rapaz, que estava em uma casa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai responder também por fato análogo a racismo e injúria por preconceito. Seu pai, o mototaxista Marciano da Silva Marques, de 45 anos, que atirou na jovem é considerado foragido. 💥️Imagens de segurança registraram todo o ataque.
Os mandados de prisão e de apreensão foram expedidos pela juíza Flávia Fernandes de Melo Balieiro Diniz, do Plantão Judiciário, na última quinta.
Ao g1, após saber da prisão, Nycole afirmou que "se senti um pouco aliviada", mas que "o principal suspeito ainda está solto". Ela esteve na distrital após a detenção do rapaz e o reconheceu.
2 de 3 Suspeito tem anotações por crime de roubo, difamação, ameaça e violência doméstica — Foto: Reprodução
Suspeito tem anotações por crime de roubo, difamação, ameaça e violência doméstica — Foto: Reprodução
Já Marciano vai responder por homicídio qualificado na forma tentada, racismo e injúria por preconceito.
Segundo a delegada Natacha Alves de Oliveira, Marciano "apresenta duas anotações por crime de roubo, difamação, ameaça e violência doméstica, apresentando duas passagens pelo sistema prisional".
De acordo com Oliveira, "resta evidente tratar-se de uma pessoa agressiva e perigosa". Por sua vez, "o adolescente já foi apreendido em 2023 pela prática de ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas".
Na delegacia, a vítima reconheceu o autor do crime e o cúmplice. Nycole está com uma bala alojada na cabeça. O crime aconteceu na noite da última segunda-feira, na Praça São João, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
Uma testemunha da tentativa de homicídio também falou aos policiais. Após prestar esclarecimento aos investigadores, Nycole foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Niterói onde fez um exame de corpo de delito.
Andrea Kraemer é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB Niterói.
"Não podemos deixar essa situação cair no esquecimento. Temos que buscar a justiça", destacou Andrea.
O suspeito de ter atirado em Nycole foi identificado como sendo o mototáxista Marciano da Silva Marques. Ele é pai de um também mototaxista de 17 anos que teria o ajudado na fuga.
Nesta quarta-feira, após receber alta médica do Hospital estadual Azevedo Lima, no Fonseca, onde estava internada desde o dia do crime, a vítima desabafou.
3 de 3 Nicole no Hospital Azevedo Lima, em Niterói — Foto: Arquivo pessoalNicole no Hospital Azevedo Lima, em Niterói — Foto: Arquivo pessoal
Segundo Nycole, ela e o filho do autor do crime já haviam se relacionado sexualmente antes e o atirador sabia do fato.
O g1 ligou para o telefone do suspeito. Ele disse que "desconhecia a pessoa e o fato".
Em nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio.
O que você está lendo é [Adolescente que ajudou pai em tentativa de homicídio de mulher trans, em Niterói, é detido na Baixada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments