Estudantes encontram suásticas desenhadas nas paredes do Diretório Central da USP

Estudantes da USP encontram desenhos de suásticas desenhados em espaço da universidade. — Foto: Arquivo pessoal 1 de 2 Estudantes da USP encontram desenhos de suásticas desenhados em espaço da universidade. — Foto: Arquivo pessoal

Estudantes da USP encontram desenhos de suásticas desenhados em espaço da universidade. — Foto: Arquivo pessoal

Alunos da Universidade de São Paulo (USP) afirmam que suásticas e outros símbolos nazistas foram desenhados nas paredes da entrada vivência estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus Butantã, na Zona Oeste da cidade.

Segundo eles, foram desenhadas cerca de 8 suásticas em um local onde calouros escrevem seus nomes no inicio do ano letivo.

Símbolo nazista desenhado na Universidade de São Paulo (USP) — Foto: Arquivo pessoal 2 de 2 Símbolo nazista desenhado na Universidade de São Paulo (USP) — Foto: Arquivo pessoal

Símbolo nazista desenhado na Universidade de São Paulo (USP) — Foto: Arquivo pessoal

O espaço que sofreu o ataque é do DCE e os alunos são responsáveis pelo local. A USP fica responsável apenas para a realização de eventuais reformas estruturais.

Na quarta-feira (30) os estudantes querem realizar um ato contra o fascismo durante uma reunião com a reitoria sobre mudanças no programas de bolsas e auxílios da USP.

Em nota, a USP informou que apura, em conjunto ao DCE, a identificação do autor ou autores das pichações.

Essa é a terceira vez, somente neste mês, que alunos denunciam símbolos nazistas em universidades de São Paulo .

No dia 3 de novembro estudantes da Universidade Federal do ABC, em Santo André, no ABC Paulista, filmaram um aluno usando moletom com o "sol negro", imagem associada ao nazismo.

No vídeo que viralizou, o aluno diz que sabe que "os nazistas usavam o símbolo por ser parte de um culto místico". Ele foi retirado do local por seguranças da universidade.

Na última quarta-feira (23), um estudante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no campus Guarulhos, encontrou uma suástica ao lado da frase "Maurício CPF Cancelado/Zerado na parede do banheiro masculino da da Escola de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da Unifesp (EFLCH).

Maurício registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi): 'Visto que sou um estudante negro, da periferia, LGBTQIAP+, com um compromisso e ativismo da causa negra', afirmou. Caso será investigado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Guarulhos e Unifesp diz que está tomando as medidas cabíveis.

O que você está lendo é [Estudantes encontram suásticas desenhadas nas paredes do Diretório Central da USP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...