Em carta, grupo na Unicamp pede título 'doutor honoris causa' para Racionais MC's; texto foi feito após
Show dos Racionais MC's no 2º dia do Rock in Rio 2022 — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Estudantes e professores da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", da Unicamp, reivindicaram a concessão do título "doutor honoris causa" aos músicos do Racionais MC's em uma "Carta de Agenda Antirracista" direcionada à universidade estadual. O💥️ 💥️g1 Campinas teve acesso a dois documentos elaborados entre agosto e setembro nesta quarta-feira (30) e o pedido faz parte de uma série de pedidos que foram feitos após suposta ofensa racial praticada por um professor da Faculdade de Engenharia Mecânica durante aula.
💥️Veja abaixo detalhes do caso, o que é o pedido de título e como se posiciona a Unicamp.
Os Racionais MC's participam das 19h às 22h desta quarta-feira de uma aula aberta no Centro de Convenções do campus da Unicamp, em Campinas. Saiba o que está previsto no evento que será apresentado pela pesquisadora da disciplina, Jaqueline Lima Santos, e como assistir on-line.
O conteúdo ocorre em parceria com o Centro de Estudos de Migrações Internacionais (Cemi) do IFCH, onde ela atua, o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), e tem apoio do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL).
💥️LEIA MAIS
O título de "doutor honoris causa" é a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp e, desde a fundação da universidade, pelo menos 31 personalidades já receberam a honraria da universidade estadual, entre elas, os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer. Dois grupos podem ser contemplados:
A concessão depende da aprovação pelo Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação. A proposta com 50 assinaturas - incluindo a de Jaqueline Lima Santos - foi elaborada em 15 de setembro e defende o título para todos os membros do Racionais MC's: Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
2 de 4 Apresentação dos Racionais MC's durante o Rock in Rio 2022 — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Apresentação dos Racionais MC's durante o Rock in Rio 2022 — Foto: Marcos Serra Lima/g1
O primeiro documento assinado pelos professores e estudantes da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro" é de 31 de agosto e afirma que o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica entrou na sala onde o conteúdo era apresentado, por volta das 18h50 daquela data, e teria afirmado que "não é horário para ouvir músicas" e ainda teve postura desrespeitos ao gritar com a professora da disciplina na frente de todos os alunos.
"Mesmo depois da professora informar que a aula é sobre música e tentar explicar que é o primeiro dia nesse espaço e que estava testando os equipamentos, ele não a ouviu. Continuou gritando e dizendo que 'isso não é horário para ouvir música'. A justificativa do professor é que a música estava atrapalhando sua aula. É importante destacar que os alunos que estavam do lado de fora informaram que o som não estava chegando no corredor, que a sala do referido professor tinha apenas dois alunos e que sua aula não tinha começado - o horário de início é 19h. Consideramos a postura desrespeitosa, racista e misógina, porque além de gritar com a professora, ignorou o que a mesma tinha para falar e, mesmo diante de pedidos para que fosse ouvida, ele continuou exaltado. O professor demonstrou dificuldade de reconhecê-la como uma colega de trabalho", diz trecho da carta antirracista.
Jaqueline afirmou que o caso não foi comunicado por ela para a Polícia Civil.
3 de 4 Estudantes assistem aula de disciplina sobre Racionais MC's na Unicamp — Foto: Jaqueline Lima Santos/Arquivo PessoalEstudantes assistem aula de disciplina sobre Racionais MC's na Unicamp — Foto: Jaqueline Lima Santos/Arquivo Pessoal
Diante disso, o grupo avaliou que que a Unicamp precisa adotar mais políticas afirmartivas para evitar casos de discriminação. 💥️Veja abaixo outras reivindicações feitas na carta onde também consta o pedido de título "doutor honoris causa" aos músicos do Racionais MC's:
Em nota, a Unicamp se posicionou sobre a Carta de Agenda Antirracista e mencionou acreditar que o diálogo e a multiplicação de medidas educativas são o melhor caminho para a resolução de conflitos e "necessário amadurecimento" institucional da universidade.
Além disso, a assessoria da universidade estadual frisou que a transformação de currículos na direção da abordagem do racismo, e de incorporação de saberes advindos das culturas chamadas "periféricas" tem sido "fortemente discutida", em várias instâncias e unidades da universidade.
"O evento que originou a Carta está sendo objeto de uma mediação entre as partes envolvidas. Foi feita, também, uma ação educativa na unidade envolvida, por parte da Diretoria de Direitos Humanos (DeDH), para conscientização da comunidade sobre o racismo estrutural presente na nossa sociedade e na nossa comunidade. A Universidade tem o projeto de multiplicar essas ações educativas", diz nota.
Em outro trecho, a Unicamp também alegou que tem dado grande espaço e apoio à organização de eventos artísticos e acadêmicos que levem para a instituição "a voz de culturas que permaneceram por muito tempo a sua margem, como a indígena e a afro-brasileira". A assessoria não se manifestou, contudo, sobre o pedido específico de concessão do título aos Racionais MC's.
"Sobrevivendo ao inferno", quarto álbum do grupo, é uma das leituras obrigatórias do Vestibular 2023, que terá provas para 💥️12.708 candidatos nos dias 11 e 12 de dezembro. Durante a 1ª fase, a canção "Gênesis" foi abordada em questão que tratou sobre o cristianismo em comunidades periféricas.
O álbum está presente na lista exigida pela universidade estadual desde a edição 2023 do exame.
4 de 4 Racionais MC's / Arquivo Pessoal — Foto: ReproduçãoRacionais MC's / Arquivo Pessoal — Foto: Reprodução
O que você está lendo é [Em carta, grupo na Unicamp pede título 'doutor honoris causa' para Racionais MC's; texto foi feito após ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments