Suíça ganha fácil na 'Copa do Desenvolvimento Humano'; veja comparação de indicadores
Bandeiras dos países que participam da Copa do Mundo estão posicionadas em Doha, no Catar — Foto: Nariman El-Mofty/AP
E se o vencedor da Copa do Mundo do Catar não fosse o país com o melhor time de futebol, mas aquele que está mais à frente no desenvolvimento humano? Como será que o Brasil se sairia nessa disputa?
Para essa brincadeira proposta pelo💥️ 💥️g1 foram usados os dados do relatório 2023/2022 da Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU). O confronto é entre os países que passaram da fase de grupos e agora irão disputar as oitavas de final. Para cada fase do torneio foi considerado um indicador diferente.
A grande vencedora é a Suíça e nem dá para dizer a disputa foi difícil. O país ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. O Japão, que perdeu na final, ganha do país europeu apenas no quesito Expectativa de Vida, que foi o valor usado nas quartas.
O Brasil não conseguiu ir muito longe, perdendo logo nas oitavas para a Coreia do Sul. Nosso país só teria alguma chance contra Senegal ou Marrocos, únicos países dessa fase final que estão piores que a gente.
Entenda abaixo o que significam esses índices e como o nosso país se sai em cada um deles.
Principal índice do PNUD, o Índice de Desenvolvimento Humano é calculado anualmente para comparar a qualidade de vida entre países. Ele representa a junção de diferentes quesitos: longevidade, educação e condições financeiras. O índice vai de 0 a 1 e, quanto mais perto de 1, mais desenvolvido é o país. O Brasil atualmente ocupa a posição 87 de um total de 191 países. A Suíça é a primeira do ranking.
A expectativa de vida é uma estimativa de quantos anos, em média, uma pessoa que nasce hoje deve viver. Ela é calculada a partir dos registros de óbitos de uma região ou país. No Brasil, ela atualmente é de 72,8 anos.
No campo da educação, esse valor indica a média de anos de estudo de cada população, considerando todos os adultos com 25 anos. O brasileiro estuda em média por 8 anos e 36 dias.
O Índice de Diferença de Gênero é como se fosse uma comparação entre o IDH dos homens e das mulheres. Ele mede as desigualdades de gênero na sociedade de cada país ou região.
No cálculo entram dados como mortalidade materna, taxa de fertilidade em adolescentes e números de mulheres no Parlamento, além dos outros dados do IDH separados por sexo (mortalidade, educação, renda etc.).
Em número é um pouco difícil de entender, mas quanto menor o valor, menor a diferença entre homens e mulheres naquele país. Em uma situação ideal, esse número seria zero, mas o país que chega mais perto disso é a Dinamarca, com 0,013.
O Brasil possui um valor de diferença de gêneros de 0,390. Estamos atrás da nossa vizinha Argentina (0,278), dos Estados Unidos (0,179) e do Catar (0,220).
💥️Veja abaixo a tabela com todos os índices dos países que participaram da Copa do Mundo no Catar:
O que você está lendo é [Suíça ganha fácil na 'Copa do Desenvolvimento Humano'; veja comparação de indicadores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments