Prefeitura do Rio começa obra de arena olímpica que se tornará escola com o nome de Isabel do vôlei

O prefeito Eduardo Paes e a campeã Jacqueline Silva no lançamento do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 9 O prefeito Eduardo Paes e a campeã Jacqueline Silva no lançamento do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Reprodução/ TV Globo

O prefeito Eduardo Paes e a campeã Jacqueline Silva no lançamento do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Reprodução/ TV Globo

A Prefeitura do Rio deu início na manhã desta terça-feira (6) às obras de transformação da Arena 3 do Parque Olímpico, na Zona Oeste da cidade, em uma escola em tempo integral que ganhará o nome de 💥️Isabel Salgado, jogadora de vôlei que morreu em novembro deste ano. O evento contou com a presença de 💥️Jacqueline Silva, campeã olímpica de vôlei de praia na Olimpíada de Atlanta (1996) e que era amiga de Isabel.

O Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado será uma escola em tempo integral que deve atender cerca de 900 estudantes. A construção do local estava prevista no plano de legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

De acordo com Paes, a cidade já possui dez escolas no mesmo modelo. A previsão é que a obra dure um ano e que o local tenha 24 salas de aula e espaço para diversas modalidades esportivas. A região também deve ganhar um parque.

“É uma honra dar o nome dela para este lugar que recebeu uma Olimpíada, onde aconteceram tantas vitórias, tantas lutas”, disse Paes sobre a homenagem.

Eduardo Paes lembrou que as arenas do evento foram construídas para serem desmontadas e terem o material reaproveitado em outras construções, como escolas. A ideia é uma tendência em arquitetura sustentável. Na Copa do Catar, por exemplo, o Estádio 974 é o primeiro estádio desmontável do evento.

A Arena do Futuro, que recebeu os jogos de handbol durante os jogos, passou por um processo de desmonte e o material está sendo usado na construção de quatro novas escolas na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cada uma deve ter capacidade para 245 alunos.

Lançamento das obras do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 9 Lançamento das obras do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

Lançamento das obras do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

Jacqueline Silva, amiga de Isabel, representou os familiares de Isabel. Ela a definiu como uma “pessoa incrível e generosa”.

Ela ressaltou que espera que o esporte tenha na vida dos estudantes a mesma força que teve na vida dela e de Isabel.

“O esporte tem uma força, um poder de influência tão grande, independente se você vai ser um campeão olímpico. Ele vai fazer a sua estrada ser mais fácil”, contou a campeã olímpica.

💥️Veja imagens do projeto:

Projeto de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação 3 de 9 Projeto de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeto de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação 4 de 9 Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação 5 de 9 Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação 6 de 9 Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação 7 de 9 Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação 8 de 9 Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Projeção de Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado — Foto: Divulgação

Isabel do Vôlei — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo 9 de 9 Isabel do Vôlei — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Isabel do Vôlei — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Isabel Salgado, conhecida como Isabel do Vôlei, morreu dia 16 de novembro deste ano em São Paulo, aos 62 anos de idade. A causa não foi informada. Ela é considerada um dos ícones da modalidade esportiva no país, com carreira nas quadras e também na areia. Como atuava na seleção feminina de vôlei já na década de 1980, acabou abrindo as portas para mulheres no esporte.

A atleta chegou a disputar duas olimpíadas com a seleção brasileira de vôlei de quadra: a de Moscou, na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1980), e a de Los Angeles, nos Estados Unidos (1984).

Na década de 1990, ela migrou para o vôlei de areia e foi uma das pioneiras da modalidade no mundo. Apesar de não ter sido vitoriosa nas olimpíadas, ela foi dona de seis medalhas em mundiais.

Isabel Salgado nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 1960. Ela começou a jogar vôlei de quadra no Flamengo. Depois, chegou à seleção brasileira. A carioca também foi a primeira jogadora de vôlei do Brasil a atuar numa liga estrangeira, em Modena, na Itália, em 1980.

Além das duas participações em jogos olímpicos com a seleção brasileira de vôlei, a atleta levou medalha de bronze ao participar dos Jogos Pan-Americanos de 1976, em San Juan, Porto Rico.

O que você está lendo é [Prefeitura do Rio começa obra de arena olímpica que se tornará escola com o nome de Isabel do vôlei].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...