Metade dos brasileiros não se sentem seguros ao andarem sozinhos durante a noite, aponta IBGE

Mais da metade dos brasileiros (51,7%) não se sentem seguros ao andarem sozinhos durante a noite. Os dados são do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do quarto trimestre de 2023.

Durante o dia, o percentual de pessoas que se sentiam seguras ao andar sozinhas era maior: 79,7%. No total, somando os dois períodos do dia, os que se sentem seguros eram 71,2%.

O levantamento que considera a segurança ao andar só à noite na área onde vive é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Há uma grande diferença na sensação de segurança nas regiões brasileiras. A região Norte é onde os brasileiros se sentiam mais inseguros: 75,8% se sentiam seguros durante o dia e 48,3% durante a noite. A região Sul, por sua vez, é onde os moradores se sentiam mais seguros: 88% pela manhã e 61,9% à noite.

Há também diferenças quando considerada a raça dos entrevistados: brancos se sentiam mais seguros (73,8%) que pretos e pardos (69,3%). A única região em que esse padrão não ocorre é no Nordeste, onde 65,7% dos brancos se sentiam seguros, ante 67,9% dos pretos e pardos.

O IBGE também avaliou a sensação de segurança por tipo de local — cidade, bairro e domicílio. Quanto mais próximo de casa, mais seguro os entrevistados se sentiam, de acordo com a pesquisa.

No Brasil, 89,5% se sentiam seguros no domicílio, 72,1% no bairro e 54,6% na cidade. Os percentuais variam nas regiões, entre homens e mulheres e em zonas rurais e urbanas.

Os homens se sentiam mais seguros que as mulheres nos três locais analisados: na cidade, por exemplo, o percentual de homens com sensação de segurança era de 58%, ante 51,6% das mulheres.

Já os moradores de zonas rurais se sentem mais seguros que os das zonas urbanas. A maior diferença é apontada na cidade, onde 66,5% dos moradores de zonas rurais se sentem seguros, contra 52,8% das zonas urbanas.

Mais uma vez, os moradores da região Norte são os que se sentiam mais inseguros e os da região Sul os que se sentem mais seguros.

A vitimização por furto ou roubo é um fenômeno que impacta a sensação de segurança, indica o IBGE. Considerando as vítimas de um dos dois crimes nos últimos 12 meses antes da pesquisa, o percentual de pessoas não vítimas de roubo que se sentiam seguras ao andar sozinhas nos arredores do domicílio era de 71,6%, enquanto o das vítimas era de 37,6%.

Outros fatores que impactam na segurança é a “existência de incivilidade” nas redondezas do domicílio. A “incivilidade” que apareceu com maior reflexo negativo foi pessoas se prostituindo na rua: 50,4% dos brasileiros se sentem seguros nesse tipo de situação. Veja os outros cenários abaixo.

O que você está lendo é [Metade dos brasileiros não se sentem seguros ao andarem sozinhos durante a noite, aponta IBGE].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...