Berçário de jacarés vira atração em parque natural de Niterói
A prefeitura de Niterói está criando um novo parque na cidade, no bairro Cafubá, na Região Metropolitana do Rio. Durante as obras, os técnicos descobriram um berçário de jacarés, com cerca de 25 filhotes, que será atração quando o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis for inaugurado no ano que vem.
“É um conjunto de ações que a gente sempre faz junto à comunidade. A gente veio fazer monitoramento do local e a população alertou: ‘olha, tem presença dos jacarés’. E a gente ficou muito empolgado em ver e descobrir ninhos de jacarés, quando a gente mexeu em um canal de cintura, que é um cinturão que tem no entorno da lagoa, a gente descobriu muitos filhotes”, conta Andreia Maia, bióloga do Parque Orla.
1 de 2 Parque natural em Niterói terá berçário de jacarés — Foto: Reprodução/TV GloboParque natural em Niterói terá berçário de jacarés — Foto: Reprodução/TV Globo
O local é cercado por natureza, fica a menos de 10 quilômetros do Centro de Niterói e é um refúgio para quem busca tranquilidade, sejam pessoas ou até mesmo jacarés.
O berçário dos jacarés fica um pouco mais afastado para se proteger dos predadores na vegetação. Os filhotes nascem com cerca de dez centímetros, mas podem chegar a dois metros e meio. A espécie é conhecida como jacaré-de-papo-amarelo, comum em várias regiões do país. Eles são tímidos, mas adoram dias de sol e calor, onde aparecem mais.
“É a casa deles. Eles aparecem quando querem. Mas eles tão aqui, tem um aqui, outro lá, mas aparecem no sol. Eles gostam do sol”, afirma a bióloga.
Os biólogos reforçam que nunca se deve interagir nem alimentar os jacarés. A orientação é apenas observar de longe. No local, os pesquisadores já identificaram 25 filhotes e quatro adultos, mas o número pode ser maior.
2 de 2 Parque natural em Niterói tem cerca de 25 filhotes de jacaré — Foto: Reprodução/TV GloboParque natural em Niterói tem cerca de 25 filhotes de jacaré — Foto: Reprodução/TV Globo
Moradores e visitantes são fundamentais para que o lugar continue sendo a casa desses e de outros animais. O empresário Alexandre Vicente vive no bairro há mais de trinta anos e já se acostumou com a vizinhança.
“Você respira meio ambiente, tem possibilidade de sair com sua família de bicicleta. A gente tem um espaço aqui bem legal, que vai até a lagoa lá na ponta. Um lugar lindo arborizado, verde, com animais silvestres soltos, não tem só o jacaré. Eu já vi aqui capivara, tatu, ouriço, aqui tem muitos animais, com uma beleza fantástica e um lugar tranquilo pra você curtir com sua família”, relata o empresário.
A expectativa dos pesquisadores e da prefeitura é que o local seja um ponto de lazer e interação com a natureza.
“Com certeza do lado de tudo isso a gente ter um preservado desse, um parque lindo que todos podem vir. Isso aqui domingo vira um parque de piquenique que as pessoas vêm se sentam, brincam aqui, utilizam já o espaço, que antigamente não era utilizado. Hoje a gente tem isso”, afirma a bióloga Andreia.
O projeto da prefeitura inclui um sistema natural de tratamento de água. São jardins flutuantes. As plantas filtram a água da chuva e de três bacias hidrográficas da região. A água limpa cai na Lagoa de Piratininga.
O que você está lendo é [Berçário de jacarés vira atração em parque natural de Niterói].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments