Instituto Vini Jr, em São Gonçalo, une futebol e tecnologia para incentivar crianças a estudar
O jogador que tem feito o Brasil dançar e sonhar com o hexa, é também o responsável por fazer várias crianças de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, estudar. O atacante 💥️Vinicius Junior criou um instituto na cidade onde nasceu e lá a garotada aprende tudo através da tecnologia e, claro, do futebol.
"O meu sonho é ser jogador de futebol e ele é. Eu quero ser igual a ele”, diz um estudante.
"Todo mundo pode ser aquilo que quer", fala outro aluno.
Se para o Brasil Vinicius Junior ajuda a manter vivo o sonho do hexa, no instituto ele mantém aceso o sonho de quem quer vencer na vida.
“Ele é um bom jogador e quando ele estudou aqui me fez relembrar por ele ser um bom cara. Eu gosto muito de estudar aqui. Tenho muito orgulho."
O craque da camisa 20 foi criado no Mutuá, em São Goncalo. Começou no Flamengo — foi da escolinha até a estreia profissional no time, em 2017. Um ano depois, ele já estava na Espanha, defendendo o Real Madrid, onde joga até hoje.
“Sempre foi aquela criança passiva, calma, sempre muito voltado para o futebol, tanto é que tá aí o resultado hoje, maravilhoso. E nos causa aqui na Paulo Freire a maior alegria, maior orgullho de tê-lo como nosso aluno”, conta a professora Glória Regina Paulo de Melo.
De São Gonçalo para o mundo, mas sem perder as raízes. A Escola Municipal Paulo Freire, onde ele estudou, hoje é também um dos centros de tecnologia do instituto que leva o nome do craque.
O projeto tem três pilares. O primeiro deles é a Educação como base.
Tudo foi planejado para tornar o ambiente o menos formal possível. O espaço tem puffs no lugar de cadeiras e não tem mesas. O piso, de grama sintética, lembra um campo de futebol.
O instituto desenvolveu um aplicativo chamado Base, que usa tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem para ensinar os conteúdos.
“Tudo que as crianças aprendem em sala de aula está dentro do aplicativo, então a gente usa por exemplo que o Vinicius Junior joga no Real Madrid, que fica em Madri, que fica na Europa. Então, aí a gente consegue dar uma aula de geografia pra essas crianças por exemplo”, explica Camilo Coelho, diretor do Instituto.
1 de 1 Vini Jr e Neymar — Foto: André DurãoVini Jr e Neymar — Foto: André Durão
“Essa escola é espetacular. Aprendi tanta coisa aqui. Aprendi a ler, a escrever, a fazer conta. Tudo”, diz um aluno.
“Aprendi a ler, escrever, fazer continhas”, fala outra estudante.
“O melhor resultado que a gente poderia ter são as crianças querendo aprender. Então, a gente consegue motivar essas crianças para que elas possam entender melhor o conteúdo em sala de aula trazendo pra sala do Vinícius Júnior”, diz a professora Viviane Saraiva.
Além de aprender a escrever, ler e sonhar, a garotada tem aprendido com o craque outra lição: dançar.
Nesta sexta-feira (9), o baile continua na partida contra a Croácia.
O que você está lendo é [Instituto Vini Jr, em São Gonçalo, une futebol e tecnologia para incentivar crianças a estudar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments