Gleisi diz que Lula deve começar a anunciar nesta sexta-feira os ministros do futuro governo
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante reunião do Diretório Nacional do partido, em Brasília — Foto: Geovana Melo/TV Globo
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (8) que o presidente eleito Lula deve começar a anunciar os ministros do futuro governo a partir desta sexta (9).
Gleisi Hoffmann deu a declaração ao conceder entrevista após reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília.
Lula, porém, havia declarado na semana passada que só anunciaria os ministros após a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o próximo dia 12. Na ocasião, o presidente eleito também informou ter "80%" do ministério já definido.
A assessoria de Lula já informou que o presidente eleito irá "conversar com a imprensa" nesta sexta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde atua a equipe de transição. A assessoria não informou o assunto.
O colunista do g1 Valdo Cruz informou alguns nomes cotados para integrar o ministério de Lula, entre os quais:
Além desses nomes, a colunista do 💥️g1 Andréia Sadi também informou alguns outros cotados, entre os quais:
2 de 2 Fernando Haddad durante entrevista em frente ao hotel onde Lula está hospedado em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1
Fernando Haddad durante entrevista em frente ao hotel onde Lula está hospedado em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1
Cotado para assumir o Ministério da Fazenda em 2023, Fernando Haddad tem tido uma série de reuniões com banqueiros e empresários.
Ele também se reuniu com Lula no último dia 5 e, nesta quinta-feira, com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes.
"Passamos em revista vários assuntos importantes. Em uma reunião de uma hora e meia não é possível esmiuçar todos os assuntos, mas foi uma excelente reunião. Reunião muito boa, muito bem recebido. Definimos uma agenda de trabalho a partir da semana que vem", afirmou o petista.
Haddad tem dito que o governo Lula dará "prioridade total" à reforma tributária em 2023, acrescentando que a reforma é necessária para garantir um novo arcabouço fiscal para o país.
Segundo o coordenador dos trabalhos da equipe de transição e ex-senador Aloizio Mercadante (PT), haverá uma “mudança de qualidade no diálogo” com a população com a nomeação dos primeiros ministros do governo eleito de Lula.
Junto com os trabalhos da transição, ele explicou que também está sendo desenhado o organograma do futuro governo.
“Lula ainda pode fazer uns ajustes, mas acho que a construção está definida. E as primeiras medidas de governo. Acho que vai ter uma mudança de qualidade. Com a indicação de ministros, vamos iniciar uma reconstrução do país e recuperação das políticas públicas”, declarou.
Ele disse ainda acreditar que haverá uma boa repercussão do anúncio para a área econômica, em um momento que está sendo concluída a tramitação da PEC da Transição – que abre espaço no orçamento para gastos do Bolsa Família, saúde e educação, entre outros.
A medida abre espaço pra R$ 168 bilhões de gastos em dois anos.
“Estamos vivendo um momento difícil da economia mundial, mudança geopolítica profunda e uma mudança no relacionamento entre oriente e ocidente. Junto com a pandemia, que aumentou muito a liquidez [volume de recursos na economia]. Esse recurso está disponível, e o Brasil pode atrair muito investimento externo”, declarou.
O que você está lendo é [Gleisi diz que Lula deve começar a anunciar nesta sexta-feira os ministros do futuro governo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments