Copa do Catar: estatísticos apontam provável final entre Brasil e França; veja chances

Seleção brasileira é favorita para trazer troféu pra casa — Foto: FIFA/Divulgação 1 de 5 Seleção brasileira é favorita para trazer troféu pra casa — Foto: FIFA/Divulgação

Seleção brasileira é favorita para trazer troféu pra casa — Foto: FIFA/Divulgação

Com a definição dos times classificados para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o projeto Previsão Esportiva aponta 💥Brasil x França como a final mais provável do campeonato, com 💥️10,4% de chances.

A seleção brasileira 💥️continua favorita com maior probabilidade de trazer o hexacampeonato para casa 💥

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

No entanto, de acordo com os criadores do projeto, ainda existe grande incerteza sobre qual será a final, haja vista que existem 💥️15 outras possibilidades de finais, que somam uma probabilidade de aproximadamente 90%.

De acordo com os pesquisadores, o 'caminho previsto se o mais provável acontecer’ da única seleção pentacampeã do mundo é passar pela Croácia, enfrentar os vizinhos da Argentina e pegar os franceses na grande final.

A seleção enfrenta os croatas nesta sexta (9), às 12h (de Brasília), no estádio Education City.

Modelo desenvolvido pela equipe Previsão Esportiva para a Copa do Mundo 2022 — Foto: Previsão Esportiva/Reprodução 2 de 5 Modelo desenvolvido pela equipe Previsão Esportiva para a Copa do Mundo 2022 — Foto: Previsão Esportiva/Reprodução

Modelo desenvolvido pela equipe Previsão Esportiva para a Copa do Mundo 2022 — Foto: Previsão Esportiva/Reprodução

Os pesquisadores também desenvolveram uma plataforma interativa que permite simular as chances de cada equipe por jogo e calculando as chances do jogo da seleção, a probabilidade é de 63,6% de vitória do Brasil.

Criado em 2006, o projeto analisa as probabilidades dos times nos mundiais. Integram o projeto 13 pessoas entre professores, pesquisadores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indútria (CeMEAI) da USP de São Carlos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad de Atacama, além da empresa FLAI Inteligência Artificial.

Mbappé jogador da seleção francesa — Foto: REUTERS/Lee Smith 3 de 5 Mbappé jogador da seleção francesa — Foto: REUTERS/Lee Smith

Mbappé jogador da seleção francesa — Foto: REUTERS/Lee Smith

Para fazer as análises, o grupo utiliza um programa de computador que usa uma formulação matemática e embasamento estatístico para calcular as probabilidades de uma seleção ganhar a partida.

💥️As outras finais com chances de acontecer são:

Gol de Richarlison no primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022 — Foto: PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO 4 de 5 Gol de Richarlison no primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022 — Foto: PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO

Gol de Richarlison no primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022 — Foto: PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO

Para as previsões da Copa do Mundo de 2022 foram feitas 1 milhão de simulações com os jogos do campeonato antes do início do torneio.

A cada fase terminada, os pesquisadores analisam novamente os dados. Do primeiro modelo gerado de ‘caminho mais provável’ do chaveamento até a fase em que estamos, os pesquisadores acertaram 6 dos 8 times que irão disputar as quartas de final.

Previsão Esportiva

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — Foto: Fabio Rodrigues/G1 5 de 5 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — Foto: Fabio Rodrigues/G1

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — Foto: Fabio Rodrigues/G1

O projeto Previsão Esportiva teve início no Departamento de Estatística da UFSCar em 2006. Nas copas de 2006 e 2010, o modelo 'acertou' a ordem dos campeões. As previsões foram feitas antes do início das competições.

De 2006 para cá, o grupo já fez previsões para diversas competições de futebol como: Brasileirão séries A e B, Premier League, La Liga, Italiano Série A e Bundesliga, além da Copa América 2023 e dos Jogos Olímpicos Tokyo em 2023 - Futebol feminino e masculino.

"Historicamente nós temos acertos em relação aos números gerais da Copa. A gente mede, por exemplo, quantos semifinalistas conseguimos prever. Nas últimas copas a gente conseguiu acertar, em média, 3 dos 4 semifinalistas que chegaram. Então é uma estatística que nós gostamos. No entanto é algo que também é complicado de se prever. Tem que ter pé no chão na hora de analisar esses números", finalizou.

O que você está lendo é [Copa do Catar: estatísticos apontam provável final entre Brasil e França; veja chances].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...