Dólar fecha em alta após Lula anunciar Haddad como futuro ministro da Fazenda
Dólar — Foto: Freepik
O dólar fechou em alta nesta sexta-feira (9), após a divulgação dos primeiros ministros do governo Lula e dos dados sobre a inflação de novembro.
A moeda norte-americana encerrou o dia em alta de 0,56%, cotada a R$ 5,2450. Veja mais cotações.
Com o resultado, a moeda fechou a semana com alta de 0,57%, e passou a acumular alta de 0,82% no mês. No ano, o dólar tem queda de 5,92%.
💥️LEIA TAMBÉM:
No cenário político, as atenções estão voltadas para o anúncio dos primeiros ministros escolhidos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu no final da manhã desta sexta. O principal nome esperado pelo mercado era o do próximo responsável pelo Ministério da Fazenda, cargo que será assumido por Haddad.
O futuro ministro concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, quando perdeu para Tarcísio Freitas, candidato do Republicanos, ex-ministro de infraestrutura.
Antes disso, já tinha concorrido à Presidência da República, em 2018, mas foi derrotado por Jair Bolsonaro. Haddad foi ministro da Educação, entre 2005 e 2012, e prefeito do município de São Paulo de 2013 a 2016.
Nascido em São Paulo (SP), Haddad, de 59 anos, se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Direito Civil e fez mestrado em economia e doutorado em filosofia pela mesma universidade.
A pasta do Ministério da Fazenda será criada a partir do desmembramento do atual Ministério da Economia – que também dará origem às pastas de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Lula também anunciou os nomes para ocupar outros quatro ministérios:
Ainda no cenário doméstico, a alta de 0,41% no IPCA veio abaixo das expectativas dos analistas do mercado financeiro. Laíz Carvalho, economista para Brasil do BNP Paribas, afirmou que a projeção da casa era de avanço de 0,52% na inflação do mês, enquanto a equipe de economia do BTG Pactual esperava alta de 0,53%.
Em outubro, o avanço mensal da inflação foi maior, de 0,59%, o que mostra que o indicador de novembro, apesar da alta, apresentou uma desaceleração. No entanto, Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital, afirma que é necessário ter cautela com a desaceleração, porque boa parte dela pode ter sido influenciada pelas promoções de Black Friday.
WebstoriesO que você está lendo é [Dólar fecha em alta após Lula anunciar Haddad como futuro ministro da Fazenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments