Dólar fecha em alta após diplomação de Lula e à espera de juros dos EUA

Dólar opera em baixa nesta segunda-feira — Foto: Alexander Mils/Pexels 1 de 1 Dólar opera em baixa nesta segunda-feira — Foto: Alexander Mils/Pexels

Dólar opera em baixa nesta segunda-feira — Foto: Alexander Mils/Pexels

O dólar fechou em alta nesta segunda-feira (12), dia da diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin como presidente e vice-presidente, respectivamente, e após especulações de que Aloizio Mercadante pode ser indicado para comandar o BNDES ou a Petrobras . Os investidores também aguardam a decisão sobre a nova taxa de juros dos Estados Unidos, esperada para quarta-feira.

A moeda norte-americana encerrou o dia em alta de 1,28%, vendida a R$ 5,3121. Veja mais cotações.

Com o resultado, o dólar acumula alta de 2,12% no mês. No ano, ainda tem queda, de 4,71%.

💥️LEIA TAMBÉM:

O grande evento do mercado financeiro nesta semana é a decisão de política monetária do Fed. Atualmente, as taxas de juros americana estão entre 3,75% e 4,00% ao ano, após quatro altas de 0,75 ponto percentual consecutivas.

A expectativa do mercado é que o banco central reduza o ritmo de altas e promova um aumento de meio ponto percentual nesta quarta, levando as taxas a um patamar entre 4,25% e 4,50% ao ano.

Na terça-feira, serão conhecidos os dados da inflação ao consumidor nos EUA. A projeção do mercado é de um avanço de 0,3% nos preços, após alta de 0,4% na inflação de outubro.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também anunciam suas novas taxas de juros nesta semana.

No Brasil, o dia foi marcado pela diplomação de Lula e Alckmin. Na última sexta-feira, o presidente eleito revelou o nome de seus primeiros ministros, com destaque para Fernando Haddad, que assumirá o Ministério da Fazenda. O mercado aguarda pela divulgação dos nomes que ocuparão as outras pastas.

Mais cedo, o Banco Central do Brasil divulgou mais uma edição do Boletim Focus, que reúne as projeções de economistas do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Os especialistas reduziram a estimativa de inflação deste ano de 5,92% para 5,79%. Foi a primeira queda em seis semanas. Para o próximo ano, a previsão ficou estável em 5,08%.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o mercado financeiro manteve sua previsão estável em 3,05%. Já para 2023, a previsão de crescimento permaneceu em 0,75%.

O mercado também reagiu a boatos de que Aloizio Mercadante pode ser indicado para a presidência do BNDES ou da Petrobras, o que sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com expansão do gasto público para impulsionar o crescimento.

Webstories
O que você está lendo é [Dólar fecha em alta após diplomação de Lula e à espera de juros dos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...