Lula se reúne com conselho de participação social da transição

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se nesta terça-feira (13), em Brasília, com os integrantes do Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também participaram do encontro.

A reunião ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição, e foi fechada à imprensa. O objetivo da audiência, segundo integrantes da transição, é coletar sugestões para aumentar a participação da sociedade civil no governo.

Após a reunião, a coordenadora do movimento negro unificado, Simone Nascimento, disse que foram apresentados à Lula um diagnóstico sobre a participação social hoje no Brasil e um prognóstico do futuro governo.

"Esse Conselho é formado por mais de 50 organizações, além de uma executiva, bem diversa, plural, que trabalhou nos últimos 15 dias para fazer um diagnóstico sobre a participação social hoje no Brasil e também um prognóstico com o futuro governo. O cenário é devastador e falamos isso para o presidente Lula", disse Simone.

A coordenadora nacional do MST, Kelli Mafort, que também participou da reunião, disse que durante o encontro foram apresentados "pontos de revogação" que o próximo governo deve levar em consideração.

Ainda segundo Kelli, foi apresentada uma proposta para criação de um órgão na Secretaria-Geral da Presidência destinado a garantir a participação social.

"Nós apresentamos como proposta que seja criada, no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência, um órgão responsável para garantir a participação social. Para nós, essa participação social tem um caráter que é interministerial, portanto, transversal. Nós queremos criar mecanismos para que de fato possa ter assegurada a participação social nos diferentes ministérios", disse Kelli.

A coordenadora nacional do MST disse também que Lula assegurou a volta dos conselhos de participação da sociedade.

"Hoje na reunião com o presidente Lula foi nos assegurado que todos os conselhos de participação da sociedade serão retomados e também as conferências, a principal forma de ouvir o povo para transformar isso em política pública", afirmou.

Mais tarde nesta terça ocorrerá um evento de encerramento dos trabalhos realizados pelos integrantes dos mais de 30 grupos técnicos da transição, entre os quais Economia, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Justiça.

A expectativa é que, além de Lula, Gleisi e Alckmin, o coordenador dos trabalhos dos grupos, Aloizio Mercadante, também participem do evento.

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com a futura ministra da cultura Margareth Menezes.

O encontro com Lira se deu no hotel onde Lula está hospedado e ocorreu em meio à tentativa do governo eleito de aprovar na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Transição, que, entre outros pontos, eleva o teto de gastos em R$ 145 bilhões, e que, com isso, possibilita o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família.

A reunião com Margareth Menezes também ocorreu no hotel. Após o encontro, a cantora veio para o CCBB e anunciou que aceitou o convite de Lula para ser ministra da Cultura.

O que você está lendo é [Lula se reúne com conselho de participação social da transição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...